quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Queen Symphony (2002):





Por Davi Pascale

Esse é um disco já meio antiguinho, mas que por algum motivo só fui adquirir recentemente.  Queen Symphony foi lançado, originalmente, em 4 de Novembro de 2002. Aqui, Tolga Kashif, compositor criado em Londres, resolveu criar uma obra clássica em cima das canções do Queen. E o resultado é surpreendente.

Curioso, mas não inimaginável. Afinal, o Queen sempre apresentou uma musica mais sofisticada, buscando vários elementos fora do rock n roll. O universo clássico não é algo tão distante de sua obra. Freddie Mercury, inclusive, tinha enorme admiração por esse universo. Portanto, a ideia é bem interessante.

Kashif ficou responsável por criar as suítes e também por conduzir a Royal Philarmonic Orchestra. O compositor buscou músicas de diferentes fases. Veio de “We Are The Champions” (News From The World) até “Show Must Go On” (Innuendo). Claro, por se tratar de um projeto clássico, foram focadas mais musicas de sua fase comercial. As canções escolhidas da primeira fase são mais baladonas, caso de “Bicycle Race” ou “Killer Queen”.

Como já deu para sacar, o que temos aqui é uma orquestra interpretando movimentos criados em cima de canções do Queen. Ou seja, não é um álbum de rock n roll. É um trabalho clássico. Porque estou escrevendo sobre ele? Porque sua obra foi inspirada no repertório de uma banda de rock n roll. E, além de muitos fãs terem curiosidade do que encontrariam por aqui, temos que reconhecer que esse é um trabalho super profissional e muito bem elaborado.

O álbum dura aproximadamente 1 hora e, como é comum em composições clássicas, seus arranjos combinam diferentes ambientações. Ora mais alegre, ora mais triste, porém sempre muito emotivo, os músicos trazem a obra do Queen para um novo universo. É difícil comentar faixa por faixa um projeto desse porte porque esse é um trabalho para ser ouvido no todo. As faixas, inclusive, são ligadas umas nas outras, mas para não ficar em cima do muro meus movimentos favoritos foram o “Adagio Mysterioso-Allegro Com Brio” e “Moderato-Allegro-Andante Maestoso”. Além da orquestra, temos a participação de um bonito coral em alguns momentos do álbum.

Essa edição que adquiri traz também um DVD com uma apresentação realizada em 6 de Novembro de 2002. Apenas dois dias após o lançamento do disco. Essa apresentação ocorreu no Royal Festival Hall em Londres e chegou ao mercado, oficialmente, em 3 de Março de 2003. Na plateia, estava ninguém mais, ninguém menos do que Brian May, Roger Taylor e Jer Bulsara (mãe de Freddie Mercury). A performance, como era de se esperar, é impecável. Afinal, ninguém leva musica tão a serio quanto um musico clássico, certo?

Queen Symphony é um trabalho lindíssimo e super bem resolvido, mas só é indicado para aqueles que apreciam, ao menos um pouco, musica clássica. Mais uma vez, não se trata de uma banda de rock tocando com uma orquestra e utilizando-a como um complemento de luxo.  É um trabalho clássico, no sentido mais literal da palavra. Curte também esse universo? Vá de olhos fechados. Só gosta de rock e heavy metal? Afaste-se!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
     Movement I: Adagio Misterioso-Allegro Con Brio-Maestoso-Misterioso-Allegro (Radio Gaga, The Show Must Go On, One Vision, I Was Born To Love You)
     Movement II: Allegretto-Allegro Scherzando-Tranquillo (Love Of My Life, Another One Bites The  Dust, Killer Queen)
      Movement III: Adagio (Who Wants To Live Forever, Save Me)
      Movement IV: Allegro Vivo-Moderato Cantabile-Cadenza-A Tempo Primo (Bicycle Race, Save Me)
    Movement V: Andante Doloroso-Allegretto-Alla Marcia-Moderato Risoluto-Pastorale-Maestoso   (Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, We Are The Champions, Who Wants To Live Forever)
     Movement VI: Andante Sostenuto (We Are The Champions, Bohemian Rhapsody, Who Wants To Live Forever)

Nenhum comentário:

Postar um comentário