quarta-feira, 27 de maio de 2015

Baby do Brasil – Baby Sucessos DVD+CD (2015):



Por Davi Pascale

Com show dirigido por seu filho Pedro Baby, cantora resgata seus grandes sucessos em seu primeiro DVD ao vivo. Em uma apresentação bem profissional, repassa décadas de carreira, focando em sua carreira-solo e deixando de lado a fase gospel.

Talvez a garotada que acompanha nosso blog não saiba, mas a ‘maluco beleza’ Baby do Brasil, antes de assumir posição de pastora e cantar canções evangélicas, teve uma carreira de sucesso, repleta de polêmica. Na maior parte do tempo, com o nome de Baby Consuelo. É justamente essa fase que está focada aqui.

Algo muito bacana na artista é que toda essa maluquice é autêntica. Antes de se aventurar como artista solo, Baby fez parte do cultuadíssimo Novos Baianos. Na época, os músicos viviam em uma comunidade hippie. Baby, para vocês terem uma idéia, costumava sair na rua com um retrovisor de fusca colado na testa. Durante sua apresentação na primeira edição do Rock in Rio, deu o que falar ao subir no palco grávida com a barriga de fora. Esses são apenas alguns de vários exemplos que poderíamos dar para atestar sua excentricidade.

O show, que chega agora ao mercado, já está rodando o país há quase 3 anos e serve para registrar um pouco dessa história. Pedro Baby, filho de Baby com Pepeu Gomes, é o diretor musical do espetáculo. O foco principal é a carreira-solo da cantora, mas seus tempos de Novos Baianos não foram esquecidos. Canções como “Tinindo Trincando” e “A Menina Dança” dão as caras por aqui.

Show foi dirigido por seu filho Pedro Baby

Não apenas canções, mas dois músicos de seu antigo grupo resolvem participar da celebração. Dadi e Jorginho Gomes juntam-se à Baby e Pedro para relembrarem “Mistério do Planeta” do clássico Acabou Chorare. O compositor baiano Caetano Veloso divide o palco com a cantora em “Menino do Rio” e na música “Acabou Chorare”. Participações especialíssimas. Para quem não sabe, a canção “Menina do Rio” foi composta por Caetano e foi o primeiro grande sucesso da Baby Consuelo enquanto artista solo.

Os grandes sucessos dos anos 80 estão aqui: “Sem Pecado e Sem Juízo”, “Todo Dia Era Dia de Índio”, “Telurica”, “Um Auê Com Você”, “Cósmica”, além da divertida “Barrados na Disneylandia”. Essa última tem uma história curiosa. Baby e Pepeu foram realmente proibidos de entrarem no parque da Disney por acharem que os dois chamariam mais atenção do que as atrações do parque. Pepeu Gomes, infelizmente, não aparece por aqui, mas o rapaz é homenageado com uma releitura de “Masculino e Feminino”. Homenagem justa. Ele não foi apenas marido da Baby, mas foi co-autor de várias canções, além de ter tocado ao lado dela diversas vezes, não apenas no Novos Baianos, mas também em sua carreira-solo. Um exemplo seria o memorável LP Baby Consuelo Ao Vivo: 14th Montreux Jazz Festival.

A apresentação é bem profissional e demonstra que a cantora ainda continua extremamente carismática e cheia de energia. Atualmente com 62 anos de idade, demonstra que está com a voz extremamente forte ainda. Continua apostando nas suas vocalizações, arrancando aplausos da platéia. Pedro Baby, uma daquelas crianças que aparece na capa de Pra Enlouquecer, demonstra que se tornou um ótimo guitarrista e rouba a cena várias vezes com bonitos solos. Algumas músicas mantiveram seus arranjos originais, outras ganharam nova roupagem.

Com boa qualidade de imagem e áudio, o único senão é a ausência de extras. Poderiam ter colocado, ao menos, uma entrevista com a cantora comentando um pouco de sua história e comentando sobre a apresentação. É sempre divertido assistir uma entrevista dela. Do mais, o DVD serve não apenas para matar a saudade daqueles que acompanharam sua trajetória e sentiam falta da artista, como uma porta de entrada para aqueles que não possuem um conhecimento de sua obra. Essencial!

Nota: 9,0/10,0
Status: Profissional e divertido

Faixas:
      01)   Seus Olhos
      02)   Telúria
      03)   Tinindo Trincando
      04)   Sem Pecado e Sem Juizo
      05)   Planeta Vênus
      06)   Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira
      07)   Um Auê Com Você
      08)   Minha Oração
      09)   Menino do Rio
      10)   Acabou Chorare
      11)   Cósmica
      12)   Todo Dia Era Dia de Índio
      13)   A Menina Dança
      14)   Mistério do Planeta (apenas no DVD)
      15)   Masculino e Feminino (apenas no DVD)
      16)   Barrados na Disneylândia (apenas no DVD)