terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Black Sabbath: Live... Gatthered In Their Masses (2013)




Por Davi Pascale

Em junho de 2013, os fãs de heavy metal tiveram a oportunidade de conferir o novo álbum do Black Sabbath, o primeiro gravado com Ozzy desde Never Say Die (1978). Embora cercado de polemicas, o trabalho agradou seus fiéis seguidores. Em Outubro, os fãs brasileiros tiveram a oportunidade de ver os pais do heavy metal de pertinho e agora têm a oportunidade de levar o show desta turnê para a casa.


A maior polêmica de 13 foi a gravação de bateria. Os fãs mais radicais consideravam um crime gravarem um CD sem a presença de Bill Ward, mesmo que no decorrer dos anos outros grandes nomes já tenham passado pelo instrumento como Vinny Appice, Eric Singer e Cozy Powell, só para citar alguns. Muitos questionaram a escolha do “Rage Against” Brad Wilk para as gravações. O próprio Ozzy chegou a demonstrar um pouco de insatisfação em algumas entrevistas. Eu, por outro lado, gostei muito do trabalho de Brad e acho que ele soube manter a atmosfera típica do Sabbath. Aquela sonoridade densa e arrastada tão característica do grupo.


Mesmo tendo essa questão que ainda gera discussões e mais discussões entre os fãs, o trabalho foi bastante elogiado. Com músicas longas, pesadas e riffs únicos, o CD resgatava muito da sonoridade clássica do Sabbath. Contrariando a todos, o álbum foi sucesso de vendas em vários países, inclusive no Brasil. Há muito tempo que um grupo de heavy metal não tinha uma evidencia tão grande...

Capa do álbum lançado em 2013


Brad Wilk, entretanto, ficou responsável somente pela gravação do disco. Para a turnê foi escolhido o músico Tommy Clufetos, músico da banda solo de Ozzy Osbourne. Os shows no Brasil mostraram que a decisão foi acertada. O rapaz demonstrou ser um verdadeiro monstro no instrumento, fazendo uso não apenas de técnica, mas de uma pegada incrível. Seu visual à la John Bonham, barbudo com uma faixa na cabeça, ajudou para que o show tivesse um clima ainda mais nostálgico. Tendo em nossa frente ¾ da banda original – Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Tony Iommi – e uma infinidade de clássicos no set list, a sensação era de que havíamos entrado em um máquina do tempo e voltado ao ano de 1976. Noite simplesmente mágica. Para ser mais perfeita, somente se a produção tivesse optado por realizar o concerto em um local melhor. Aquele Campo de Marte é tenebroso para assistir shows. 


Para aqueles que, assim como eu, assistiram a apresentação do grupo de Birmingham no Brasil, nada melhor do que esse DVD. Com um setlist bem parecido (apenas 3 ou 4 músicas mudaram), o vídeo bate uma nostalgia lascada. A qualidade de imagem e som estão boas. Minha única queixa fica por conta da imagem escolhida para a capa. Quem não acompanha a cena de perto pode imaginar que esse é mais um daqueles vídeos lançado por gravadoras menores como a Coqueiro Verde. Poderiam ter trabalhado um pouquinho mais na arte gráfica.


Banda levou 70.000 pessoas ao Campo de Marte

 Para quem não assistiu aos shows por aqui, o que vemos no palco é exatamente aquilo que sempre esperamos quando o nome Sabbath é pronunciado. O canhoto Iommi, em vários momentos, sorridente, quieto no seu canto executando seus solos com perfeição. Geezer Butler no outro canto tocando totalmente endemoniado mexendo sua cabeça para cima e para baixo. Um baterista socando a bateria com uma pegada única. E o sempre carismático Ozzy Osbourne andando encurvado de um lado para o outro, batendo palmas, jogando água do balde e gritando “C´mon” com todo o ar que resta em seus pulmões.

O repertório mistura canções clássicas como “War Pigs” (não, ela não foi escrita pelo Faith No More), “N.I.B.”, “Children Of The Grave”, “Black Sabbath” (os mais novinhos já devem ter escutado no programa do Zé do Caixão) e “Paranoid”; com faixas de seu novo trabalho como “End Of The Beginning”, “Loner” e “God Is Dead”.


Já vi nas lojas brasileiras duas versões. Uma apenas com o DVD. E outra com DVD+CD. Comprei essa que vem com o compact disc. No disquinho tem 10 músicas extraídas do show registrado em vídeo com sua ordem pouca coisa alterada. O filme não possui nenhum extra, nem legendas. Uma curiosidade legal foi ver a presença dos músicos Joe Perry e Steven Tyler (Aerosmith) assistindo ao show do Sabbath. Quem assistir a fita com um pouquinho de atenção, irá notar a aparição dos dois, logo nos primeiros minutos.Sem dúvidas, um item essencial na coleção dos amantes do Black Sabbath, do heavy metal e do Rock n Roll!


Nota: 09/10

Status: Indispensável



    Faixas:

    01. War Pigs
    02. Into The Void
    03. Loner
    04. Snowblind
    05. Black Sabbath
    06. Behind The Wall of Sleep
    07. N.I.B.
    08. Methademic
    09. Fairies Wear Boots
    10. Symptom of the Universe
    11. Iron Man
    12. End Of The Beginning
    13. Children of the Grave
    14. God Is Dead
    15. Sabbath Bloody Sabbath (Intro) / Paranoid