sábado, 7 de junho de 2014

Música Comentada: Nirvana - Been A Son

Por Rafael Menegueti

Kurt Cobain sempre buscou usar sua música para espalhar mensagens que se chocassem contra aquilo que ele não concordava na sociedade. Em diversas oportunidades, Kurt tratou de se manifestar contra preconceitos, hipocrisias e outras coisas das quais ele era contra através de suas letras.

Kurt Cobain fez de Been A Son um protesto pelos direitos da mulher
Uma das maiores causas defendidas pelo líder do Nirvana foram os direitos das mulheres. Kurt era praticamente um feminista quando se tratava desse assunto, e isso ficou evidente em varias de suas músicas. Mas nenhuma delas é tão direta e forte quanto “Been A Son”, lançada originalmente em um EP de 1989, e mais tarde regravada em Incesticide. Nela Kurt explica, de forma irônica, que tudo seria mais fácil para as mulheres se elas fossem homens.

She should have stayed away from friends
She should have had more time to spend
She should have died when she was born
She should have worn the crown of thorns
Ela deveria ter ficado longe dos amigos
Ela deveria ter tido mais tempo livre
Ela deveria ter morrido quando nasceu
Ela deveria ter usado a coroa de espinhos

Kurt usa em todos os versos da musica a expressão “ela deveria”, dando ênfase à idéia de que esse seria o discurso de uma pessoa que está julgando a posição da mulher a todo o momento. os dois últimos versos são os mais fortes. No ultimo, Kurt imagina como seria se ela fosse posta na posição de Cristo. Imagine isso. O que aconteceria se Cristo tivesse sido uma mulher? Qual seria o impacto disso e como as mulheres seriam vistas pela religião e pela sociedade se fosse desse modo. Essa é a reflexão proposta por Kurt.

She should have been a son
Ela deveria ter nascido filho

E no refrão ele repete esse verso, sendo claro: nessa sociedade, as mulheres não são tão valorizadas quanto os homens. Direto, sem enrolação.

She should have stood out in a crowd
She should have made her mother proud
She should have fallen on her stance
She should have had another chance
Ela deveria ter se destacado na multidão
Ela deveria ter feito a mãe orgulhosa
Ela deveria ter caído de pé
Ela deveria ter tido outra chance


Na segunda estrofe, Kurt busca mostrar como a sociedade exige tudo de uma vez da mulher. Ela deve se destacar, ser motivo de orgulho. Ser simplesmente mulher não basta. E ele conclui voltando ao que ele já havia frisado: ela deveria ter tido outra chance, e ter sido um filho.