sexta-feira, 17 de junho de 2016

Jorn – Heavy Rock Radio (2016):



Por Davi Pascale

Jorn Lande ataca de novo! O cantor norueguês lança novo álbum de covers, onde demonstra um pouco mais de suas influencias. Entre canções mais do que esperadas, há espaços para algumas surpresas. Trabalho divertido e muito bem feito.

Essa não é a primeira vez que Jorn resolve fazer um álbum do tipo. Em 2010, o músico fez um disco homenageando uma de suas maiores influencias: o baixinho Ronnie James Dio (Black Sabbath, Rainbow). Embora o trabalho seja bem bacana, foi apedrejado na época por ter sido lançado pouquíssimos dias após a morte do lendário cantor. Muitos o acusaram de estar se aproveitando da morte do músico para se promover. Antes disso, em 2007, Lande já havia lançado Unlocking The Past, onde homenageava seus heróis. Sua sequencia chega agora ao mercado, quase dez anos depois, atendendo pelo nome de Heavy Rock Radio.

Como já era de se esperar, seus dois maiores ídolos – David Coverdale e Ronnie James Dio – ganham novas homenagens. Dio é lembrado em 2 faixas: “Rainbow In The Dark”, do cultuado Holy Diver, e “Die Young”, dos seus tempos de Sabbath. Coverdale é resgatado em “Stormbringer”, clássico do Deep Purple.

As maiores surpresas estão logo no início do álbum. “Running Up That Hill” da britânica Kate Bush e “I Know There´s Something Goin´ On”, canção da carreira-solo de Frida, uma das cantoras do Abba. Artistas não tão óbvios quando ouvimos falar que um cantor de heavy metal irá gravar um álbum de covers. Outras surpresas foram as escolhas de “Live To Win” do álbum solo do líder do Kiss e “The Final Frontier” do ícone Iron Maiden. Faixas não tão manjadas e longe de serem hits.

Cantor lança novo álbum de covers

Algumas músicas estão bem próximas do arranjo original, tendo recebido apenas uma dose extra de peso. Caso de “Don´t Stop Believin´” ou “Killer Queen”. Outras, ganharam uma nova cara.

“Live To Win” perdeu o toque moderno de sua versão original, ficou mais direta. A balada “Hotel California” se transformou em uma canção de heavy-rock. Por sinal, ficou bem bacana. “I Know There´s Something Goin´ On”, embora seja de uma cantora do Abba, já tinha uma levada mais rock. Mesmo assim, as guitarras ganharam mais peso, os backings sumiram. As que mais se modificaram, contudo, acredito que tenham sido as canções de Kate Bush e John Farnham. Canções pop repletas de sintetizadores que ganharam uma cara mais metálica. A versão de “You´re The Voice” ficou fenomenal.

Álbum de covers já faz um tempo que deixou de ser novidade, mas são sempre divertidos. Jorn Lande entrega, mais uma vez, um excelente trabalho vocal e os músicos que estão por trás dele são excelentes. As faixas escolhidas são muito boas e estão muito bem gravadas. Vale a pena conferir...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   I Know There´s Something Goin´ On (Frida)
      02)   Running Up That Hill (Kate Bush)
      03)   Rev On The Red Line (Foreigner)
      04)   You´re The Voice (John Farnham)
      05)   Live To Win (Paul Stanley)
      06)   Don´t  Stop Believin´ (Journey)
      07)   Killer Queen (Queen)
      08)   Hotel California (Eagles)
      09)   Rainbow In The Dark (Dio)
      10)   The Final Frontier (Iron Maiden)
      11)   Stormbringer (Deep Purple) 
      12)   Die Young (Black Sabbath)