quarta-feira, 2 de julho de 2014

Guns n Roses: O Incidente de St Louis





Por Davi Pascale

Em 1991, o Guns n Roses estava no auge do sucesso. Axl Rose era ídolo da juventude e tratado pela imprensa como figura máxima do rock n´ roll. Eram considerados a ‘banda mais perigosa do mundo’. As razões para isso? A relação dos integrantes com álcool e drogas, as declarações nada amigáveis na imprensa e atitudes como essa ocorrida em St Louis.

Em 2 de Julho de 1991, há exatos 23 anos, uma atitude de Axl Rose transformou o local em verdadeiro pandemônio. Durante a execução de “Rocket Queen”, Axl resolveu tirar satisfação com um fã que estava filmando o show sem autorização. Ele já havia pedido no microfone para que o segurança retirasse o rapaz e ao perceber que o garoto continuava lá, mergulhou na platéia, agrediu o garoto, retirou a maquina e quando voltou ao palco, mandou “graças à segurança de merda, o show acabou”. O rapaz atirou o microfone no chão e saiu do palco.

Os músicos acreditavam que aquilo era uma encenação de Axl Rose e continuaram com a música por algum tempo com base nos improvisos, até que eles receberam a noticia de seu empresário Doc Mcghee, de que o cantor não retornaria ao palco. A banda não teve outra solução, a não ser parar o show. Não tinha rolado nem metade da apresentação. Os rapazes não poderiam imaginar o que aconteceria na sequencia.

Segundo Slash, em sua autobiografia, o grupo pretendia retornar para concluir o show, mas não deu tempo. “Axl, de repente saiu do camarim e disse: vamos retornar!”. Quando o rapaz resolveu deixar a frescura de lado já era tarde demais. “Estávamos a caminho do palco e parecia o Yellow Submarine dos Beatles onde eles abriam uma porta e saía um trem. Abriam outra porta e saía um gato. Abríamos uma porta saía alguém gritando. Abríamos outra porta, havia um policial ensangüentado”.

Estrelismo de Axl Rose transformou a noite em tragédia
Seus fãs sempre foram fanáticos e dessa vez resolveram demonstrar que, assim como Axl, também tinham atitude. Furiosos por não terem assistido nem metade do show, após uma espera de mais de 20 minutos, os garotos literalmente destruíram o local. “A platéia deu um prejuízo de R$200.000 dólares somente para os donos da arena”. A confusão foi generalizada. Policiais batendo nos espectadores com cacetetes, o publico respondendo de volta atirando cadeiras, equipamento da banda sendo atirado ao chão. Enfim, verdadeiro caos. Sessenta pessoas ficaram feridas.

O garoto agredido por Axl, entrou com um processo contra a banda e venceu. O caso até hoje é lembrado pelos jornalistas para demonstrar até onde o ego de Axl pode estragar com a alegria dos outros. Até entendo que ele queira ter controle de sua imagem, mas vamos combinar que isso é muito pouco para que um show seja interrompido. Sem contar que o artista não deve ficar confiscando material. Isso deve ser feito pela segurança do local. (Alguém dê esse recado à Floor Jansen, por favor). Izzy Stradlin admitiu depois que esse foi um dos motivos que o levou a sair do grupo. Quem acha que o resultado final inibiu Axl Rose, engana-se. 

Durante sua passagem ao Brasil em 1992, o cantor resolveu atirar uma cadeira da janela do seu quarto em cima da cabeça dos repórteres que rondavam o hotel Maksoud Plaza em busca de uma declaração do cantor. A razão? Ele havia dito que não cederia entrevistas. Sério mesmo. Alguém se surpreendeu por ele não ter aparecido para o show secreto de São Paulo em 2010?