domingo, 8 de junho de 2014

Ronnie James Dio – This Is Your Life (2014)





Por Davi Pascale
Ronald James Padanova partiu em Maio de 2010, vitima de câncer. Certamente uma das perdas mais sentidas pelos amantes da música pesada. Seu legado, contudo, é eterno. Ao lado de grupos como Black Sabbath, Rainbow e Dio, criou vários hinos do heavy metal que ainda serão lembrados por gerações e mais gerações. Chega agora ao mercado um novo CD tributo. Idealizado pela sua esposa Wendy Dio, o projeto terá todos os lucros revertidos para a instituição The Ronnie James Dio Stand Up And Shout Cancer Fund.

Esse não é o primeiro trabalho que é realizado em homenagem ao rapaz. O cantor teve a oportunidade de prestigiar o lançamento de Holy Dio, lançado em 1999, que contava com vários artistas contemporâneos celebrando sua obra. Teve ainda o duramente criticado álbum tributo de Jorn Lande. Embora o disco fosse muito bem feito e o cantor realmente tenha fortes influências (há quem chegue a dizer que ele é uma mistura de David Coverdale com Dio), muitos viram sua atitude como mercenária, uma vez que o projeto foi lançado menos de dois meses após a morte do cantor.

Talvez os leitores achem estranho eu ter colocado o nome do álbum como se fosse um trabalho do Dio, ao invés de um CD tributo, mas é exatamente assim que está estampado na capa. Ronnie inspirou não apenas milhares de ouvintes, mas milhares de músicos. Talvez essa seja a mensagem da imagem. Como se sua esposa estivesse dizendo ‘aqui está. O retrato da sua vida. O resultado de sua batalha’. Na arte, estão os desenhos de vários artistas que compareceram no projeto como se estivessem correndo em sua direção. Todos eles têm uma ligação com o artista. Seja na convivência, seja na influência.

O CD mistura versões que já haviam sido lançadas previamente com outras gravadas exclusivamente para o álbum. No cast, estão artistas do porte de Metallica, Motorhead, Anthrax, Scorpions e Rob Halford (vocalista do Judas Priest).

Projeto foi idealizado por Wendy Dio, esposa e empresária do cantor

Anthrax abre com uma versão matadora de “Neon Knights”. Pesada, bem tocada e bem próxima à original. Na sequência, temos Tenacious D interpretando uma versão razoável de “The Last In Line”. Muitos podem achar que é perseguição minha pelo fato de Jack Black (mais conhecido por sua atuação em Escola de Rock) estar nos microfones. Na verdade, não. Embora ele realmente esteja longe do Dio, achei o trabalho vocal dele bom. O que me frustrou na verdade foi a mixagem (achei o som de bateria dessa faixa bem pobre) e a inclusão de uma flauta no arranjo. Embora seja criativo, não gostei do resultado.

Adrenaline Mob vem na sequência com o clássico “The Mob Rules”. A versão é exatamente a mesma do álbum Covertá, na época ainda com Mike Portnoy na bateria. Corey Taylor, vocalista do Slipknot e do Stone Sour, segura bem “Rainbow In The Dark”, enquanto Halestorm entrega uma versão ok para “Straight Throught The Heart”. A vocalista é boa, os músicos são bons, mas mais uma vez achei que a equalização final ficou a desejar. O som dos pratos da bateria ficaram magrinhos demais, na minha opinião. De todo modo, gostei bastante do trabalho vocal Lzzy Hale. Pegarei alguma coisa dessa banda para ouvir. É o único artista desse projeto que não conhecia (a não ser de nome).

O disco volta a pegar fogo com a junção do Motorhead com Biff Byford (Saxon) em “Starstruck” e a balada “Temple of The King” na voz do Scorpions. Depois, foi a vez da ‘metal queen’ Doro Pesch com a sua versão mais do que manjada de “Egypt (The Chains Are On)”. Amo essa cantora. Uma das minhas maiores felicidades foi ter tido a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e entrevistá-la, inclusive. No entanto, poderiam ter colocado uma versão alternativa, uma vez que já havia sido lançada em diversos lugares, inclusive no tributo Holy Dio. Tenho certeza que se pedissem à ela, entregaria alguma versão diferente com enorme prazer. Além de ser extremamente simpática, sempre foi uma grande fã do baixinho.

Assim como a ex-Warlock, o grupo de metalcore Killswitch Engage já havia lançado “Holy Diver” anteriormente. Pesada, com os vocais misturando limpo com gutural, pode assustar os fãs mais conservadores, mas ficou interessante. ‘The Voice of Rock’, Glenn Hughes, coloca toda sua alma em “Catch The Rainbow” e Oni Logan entrega um vocal inspirado em “I”. Muitos têm falado dele por conta do projeto Dio Disciples, mas esse cara me chama a atenção desde que cantava em um (excelente) grupo chamado Lynch Mob. Quem não conhece, por favor, corra atrás.

Metallica se sobressai com medley formado por faixas dos tempos do Rainbow

O metal god Rob Halford interpreta o clássico “Man On The Silver Mountain”, recordando os tempos do Rainbow. Ficou legal, mas essa seria a faixa ideal para cantar com seus famosos agudos. Poderia ter soltado mais a voz. O Metallica fecha as homenagens também relembrando as canções de quando Dio cantava ao lado de Ritchie Blackmore. Ao contrário dos demais artistas, não se concentraram em uma única canção. Optaram por um medley misturando “A Light In The Black”, “Tarot Woman”, “Stargazer” e “Kill The King”. Mortal!

O CD encerra com a música que dá nome ao projeto na voz de Ronnie James Dio. A balada já tinha sido lançada no (bom) Angry Machines. Contando apenas com voz, piano e a presença de cordas, o álbum se encerra de maneira melancólica, nos lembrando de quão bom era seu trabalho vocal e nos deixando a certeza de que não teremos outro cantor desse nível na cena. Homenagem justa e digna.

Nota: 8,5/10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Neon Knights – Anthrax
      02)   The Last In Line – Tenacious D
      03)   The Mob Rules – Adrenaline Mob
      04)   Rainbow In The Dark – Corey Taylor, Jason Christopher, Christian Martucci, Roy Mayorga e Stachel
      05)   Straight Through The Heart – Halestorm
      06)   Starstruck – Motorhead, Biff Byford
      07)   The Temple Of The King – Scorpions
      08)   Egypt (The Chains Are On) – Doro
      09)   Holy Diver – Killswitch Engage
      10)   Catch The Rainbow – Glenn Hughes, Craig Goldy, Rudy Sarzo, Scott Warren, Simon Wright
      11)   I – Oni Logan, Jimmy Bain, Rowan Robertson, Brian Tichy
      12)   Man On The Silver Mountain – Rob Halford, Doug Aldrich, Vinny Appice, Jeff Pilson, Scott Warren
      13)   Ronnie Rising Medley – Metallica
      14)   This Is Your Life - Dio