domingo, 12 de julho de 2015

Blaze Bailey – Russian Holiday (2013):



Por Davi Pascale

Ex-vocalista do Iron Maiden chama a atenção em EP acústico. Contando com a participação de apenas dois músicos, o rapaz lança um CD que é, no mínimo, curioso. Quem é fã do cantor, deve conferir.  

O primeiro contato que tive com Blaze Bayley foi quando ele entrou no Maiden, com a dificílima tarefa de substituir Bruce Dickinson. Minhas impressões não foram as melhores. The X Factor trazia uma sonoridade mais sombria, que de nada me agradou, e sua voz parecia simplesmente não casar com a sonoridade da banda. Tudo piorou ainda mais depois que vi o rapaz em ação, ao lado da donzela de ferro, no festival Monsters of Rock em 1996. Vestindo uma camiseta preta de furinhos, que me lembrou muito os dançarinos da Madonna, e sem conseguir alcançar as notas nas músicas da era Bruce, posso dizer que sua performance não me cativou. O rapaz só ganhou minha atenção depois que ele saiu do grupo de Steve Harris e montou seu próprio grupo, lançando o ótimo Silicon Messiah. A partir daí vim acompanhando sua consistente carreira-solo e descobrindo seus trabalhos ao lado do Wolfsbane, que são muito bacanas também.

Em 2013, Blaze colocou no mercado esse inusitado EP realizado ao lado de Thomas Swijsen. Se você não é desses caras que gosta de ficar vasculhando a internet atrás de novos artistas ou não tem o Iron Maiden como sua banda numero 1, é bem capaz que não saiba de quem se trata. Thomas é um guitarrista belgo que ficou conhecido por gravar músicas de rock explorando o violão clássico. Entre elas, diversas músicas do Maiden, de quem é fã declarado. Ou seja, não temos aqui guitarras e bateria falando alto, como se espera em um disco de um artista de metal. As músicas contam com violões, violinos, o vocal de Blaze e nada mais.

Trabalho acústico traz parceria com jovem músico belga

“Stealing Time” abre o disco. A canção, lançada originalmente em Tenth Dimension, ganhou uma nova roupagem. Contando com o auxílio de Anna Bakker nos violinos, a música ganha um ar de dramaticidade. Infelizmente, a participação da moça põe tudo a perder. Soa como se o Familia Lima tivesse resolvido dar uma de Apocalyptica, o que não é algo exatamente bom. Na sequência, temos a faixa-titulo. Uma canção inédita e um dos pontos altos do disco. Com uma ótima melodia e um bom trabalho vocal de Bayley, cativa o ouvinte.

O CD segue com “The Soundtrack of My Life”, do album Blood & Belief. Outra que foi totalmente recriada para o projeto, ganhando uma cara meio Iron Maiden. Não, a original não tinha essa pegada. E ficou bem legal! “One More Step” é mais uma que vem de sua carreira-solo. Dessa vez, do The King of Metal. Talvez a mais sombria desse trabalho. Contando apenas com violão e voz, a musica está bem interpretada, mas o arranjo pede por complementos. A impressão que dá é que os caras estavam passando o som de algum show.

Em um projeto que conta com um ex-vocalista do Iron Maiden e um músico que é fã declarado do grupo britânico, era de se esperar que uma música dos caras aparecesse por aqui, certo? Pois bem, eles decidiram encerrar o disco com uma canção do já citado The X Factor, “Sign Of The Cross”. Para minha alegria, é uma das poucas faixas que gosto daquele álbum. Anna volta a aparecer com seus violinos, mas aqui ficou bom. Ajudou a dar uma nova cara para a faixa (já que o violão e o trabalho vocal foram interpretados bem próximos à versão original), trazendo um pouco mais de alegria. A garota fez um bonito trabalho por aqui.

Russian Holiday não é um trabalho clássico, divisor de águas, marcante, mas é um trabalho interessante. Se você é fã do cara, vale a pena parar para ouvir. Se não conhece muito seu trabalho, há trabalhos melhores para começar sua jornada.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Diferente

Faixas:
      01)   Stealing Time
      02)   Russian Holiday
      03)   Soundtrack Of My Life
      04)   One More Step
      05)   Sign Of The Cross