terça-feira, 29 de julho de 2014

Sonic Syndicate - Sonic Syndicate (2014)

Por Rafael Menegueti

Sonic Syndicate - Sonic Syndicate
Durante um bom tempo existiu um enorme ponto de interrogação sobre o que ocorreria com o Sonic Syndicate. A banda sueca de metalcore passou por um período conturbado que antecedeu o hiato de quase três anos da banda. As saídas de seus vocalistas e do guitarrista Roger Sjunnesson, que fundaram o The Unguided, fez com que a banda precisasse se reeinventar antes de seguir em frente. Isso porque eles precisavam trazer seus fãs para o lado deles, após a rejeição que muitos tiveram ao ultimo lançamento da banda, “We Rule the Night”.

Para muitos, a mudança de estilo que a banda apresentou nesse disco foi negativa. Ainda com os irmãos Roger e Richard Sjunnesson na banda, “We Rule the Night” teve uma abordagem diferente dos primeiros trabalhos da banda. O peso conhecido das músicas do grupo deu lugar a uma sonoridade mais comercial, oposta ao que a banda tinha como proposta principal. Muitos fãs escolheram como culpado o novo vocalista, Nathan Biggs, uma vez que ele não tinha o mesmo carisma de Roland Johansson, o que fez com que ele passasse a ser odiado por muitos deles.

Tendo o objetivo de reconquistar o espaço perdido após esse período, a banda lança seu disco homônimo agora, com uma proposta mais humilde e bem menos comercial. A começar pela formação do grupo. As saídas de Roger e Richard ainda não foram repostas, e o grupo gravou esse novo disco como um quarteto. Robin Sjunnesson ficou a cargo de gravar todas as guitarras e de alguns dos gritos, e Nathan cuidou sozinho dos vocais principais. Karin Axelsson e John Bengtsson seguem respectivamente no baixo e bateria como sempre.

O Sonic Syndicate gravou o disco com apenas quatro integrantes
Sem fazer muito alarde, a banda tratou de trazer a tona um disco que resgata o antigo peso e melodia metalcore da banda. A começar por “Day of the Dead”, que tem todas as características do clássico Sonic Syndicate, riffs pesados, versos berrados e um refrão forte e marcante. O single “Black Hole Halo” também mostra essa intenção da banda. Os sintetizadores que ajudam a incrementar o som da banda seguem fazendo seu papel nesse disco. Diferente de “We Rule the Night”, a banda opta por usar bem menos elementos comerciais e partem para algo mais próximo de suas origens. Claro que nem tudo é exatamente como antes, mas é perceptível que eles querem reconquistar seu público.

O peso dos berros guturais são constantes nesse disco, que deixa de lado qualquer semelhança com o som de seu antecessor. “Long Road Home” é extremamente pesada, e tem uma levada bem acelerada. As guitarras se destacam em faixas como “Umbreakable”, “It Takes Me” e “So Addicted”, que tem é uma das mais agitadas e potentes do disco. Mas a faixa mais pesada é sem duvidas é “See What I See”, que lembra Pantera e In Flames em sua pegada. “Before You Finally Break” uma das melhores do disco, conta com a participação especial de Björn “Speed” Strid, do Soilwork, que da um animo a mais ao disco.

E pode esquecer a suavidade presente em certos momentos da carreira da banda. Aqui a proposta é mesmo a porrada do inicio ao fim. Nem mesmo as faixas bônus da edição digipak dão uma trégua na agressividade do disco. A banda estava realmente decidida a deixar momentos como “Turn It Up” e “My Own Life” para trás. Certamente esse novo trabalho veio para dar vida nova ao grupo, e não duvido que ele deve pelo menos tirar a imagem de banda “vendida” que muita gente, incluindo até o ex-vocalista Richard Sjunnesson, chegou a dar ao grupo. O Sonic Syndicate está de volta pra valer.

Nota:8,5/10
Status: revigorado

Faixas:

01. Day Of The Dead
02. Black Hole Halo
03. Long Road Home
04. My Revenge
05. Before You Finally Break (feat. Bjorn “Speed’ Strid of Soilwork)
06. Catching Fire
07. Unbreakable
08. It Takes Me
09. See What I See
10. So Addicted
11. The Flame That Changed The World
12. Diabolical Work Of Art (Limited Edition)
13. What We Shared (Limited Edition)
14. Another Soldier Down (Limited Edition)

Sonic Syndicate - Before You Finally Break