terça-feira, 11 de março de 2014

3 aplicativos de celulares android para fãs de música

Por Rafael Menegueti

Se você, como eu, possui um smartphone com sistema android, certamente vai se interessar por um desses aplicativos que eu vou lhe recomendar agora. Afinal eles tem tudo a ver com o assunto aqui tratado. São aplicativos voltados para pessoas que se interessam por música, e também para quem toca algum instrumento. Vale a pena dar uma conferida.

MusiXmatch


Trata-se de um player de música. Mas não é um simples player. Ele possui um atrativo para todos que se interessam em saber o que seus músicos favoritos estão cantando: As letras das músicas. Basta executar a música no player que ele faz uma varredura em seu banco de dados na internet e sincroniza as letras para você acompanhar na tela. Ele é excelente se você, por exemplo, está a fim de aprender inglês ou conhecer a letra de uma canção que você não conseguia entender. O banco de dados possui milhões de faixas, sendo quase impossível que ele não encontre as letras de alguma música. Mas, se por acaso, você executar uma faixa que ele ainda não tenha, você pode inseri-las você mesmo, e também sincronizar com a música. Tudo pelo próprio aplicativo. Há também a função ID, que você usa para reconhecer uma música que você não conhece. Ele capta um trecho da faixa e busca na internet o nome da faixa do artista e do disco em que ela aparece. Ele é gratuito, mas também tem uma versão paga, com algumas funções extras, como equalizador e um editor de capas de discos.

GStrings Tuner


Há algum tempo eu fui tentar afinar minha guitarra e, pra minha surpresa, o meu afinador simplesmente não ligava. Troquei as pilhas e nada. Ele estava quebrado. Então eu busquei alternativas para conseguir tocar. Uma delas foi buscar um app que me ajudasse a afinar meu instrumento. Existem vários deles para download, o problema é que a maioria funciona como uma espécie de diapasão. Basicamente eles emitem o som de uma nota ou uma corda e você afina de ouvido. Até é eficiente, mas meio demorado, e ainda possuíam apenas a afinação padrão. Foi então que eu descobri o GStrings Tuner. Ele funciona exatamente como um aparelho afinador. Ele capta o som da corda e indica a nota que esta sendo executada. Na tela, ele exibe um mostrador com uma seta e todas as notas musicais podem ser selecionadas, possibilitando varias afinações diferentes. Me livrou de gastar uma grana num afinador novo, afinal, esse app é gratuito.

A Story Of A Band



Agora eu vou falar de um jogo. No caso, um jogo viciante e bem rock n’ roll. A Story Of A Band é um jogo que te possibilita criar e administrar sua própria banda de rock fictícia. Você escolhe e contrata os integrantes, dá nome ao grupo, escolhe os gêneros musicais, como numa espécie de The Sims musical. Você usa moedas e pontos de bônus para comprar acessórios, melhorar a qualidade dos músicos e também compor musicas e lançar discos, para ganhar fãs e conseguir boas vendas. Você também organiza e realiza turnês com a banda. O jogo é cheio de referencias sobre a historia real do rock, mas com todos os nomes de artistas e bandas modificados. Metallica virou Metalic Cats, Beatles virou Beagles, AC/DC virou ABCD e Bad Religion virou Bat Region, entre outros. A historia começa em 1975 e você percorre a historia até 2010, com o objetivo de virar uma das maiores bandas do mundo. É ou não é pra viciar de tanto jogar? O jogo é pago (R$ 6), mas você pode baixar a versão demo, com opções reduzidas, ou se preferir, a versão completa na internet, sem o registro, mas eles permitem o acesso ao jogo do mesmo modo.

P.S.: Esse é o nosso post numero 100! Só pra contar...