sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Lita Ford – Living Like a Runaway (2012)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!



Por Davi Pascale
Depois de ir por um caminho mais moderno no (bom) Wicked Wonderland, a cantora Lita Ford volta ao rock cru em Living Like a Runaway. Em seu mais recente trabalho, Lita mantém o peso e volta a apostar suas fichas na estrutura clássica de um grupo de rock: guitarra, baixo, bateria e voz. O trabalho marca a volta da cantora à sonoridade hard/heavy. Seu melhor disco desde Dangerous Curves.

Esse disco representa vários marcos em sua carreira. Além da volta à uma sonoridade mais básica, é o primeiro lançado em parceria com a SPV. E também o primeiro após sua separação de Jim Gillette. Em Março de 2011, Lita concedeu uma entrevista ao AXS Entertainment, onde dava a entender que havia apanhado de seu marido. “Quando você tem aquele tamanho e é assustador daquele jeito, deve buscar alguém do seu tamanho. Pedi um divórcio porque ele estava me machucando. Veja o tamanho dele. Não acho isso certo”.

A situação é influência direta no álbum. A balada “Mother” é uma carta aberta para seus filhos que se afastaram dela após o divórcio. A cantora já disse em várias entrevistas que seu ex-marido fez lavagem cerebral neles, mas que ela ainda os ama. Se “Mother” é uma carta aos seus filhos, “Branded” só pode ser dirigida à Gillette. “Não quero mais brigar com você. Saia da minha frente. Não há mais para sempre”. Para sempre, certamente é uma referência aos votos de casamento. Mais direto, impossível.

Lita Ford entrega disco forte, composto durante período negro.


Toda sua raiva interna (com razão) influenciou o álbum positivamente. Ao contrário de seus álbuns mais populares – os ótimos Lita, Stilleto e Dangerous Curves – que continham grande presença de teclados, nesse o foco principal foi a guitarra distorcida. O uso de teclado aqui é mínimo. Algo que não fazia dentro dessa linguagem mais hard rock desde Dancin´ On The Edge. Adoro o período mais comercial dela, para ser honesto o Dangerous Curves é o meu trabalho favorito, mas não acho que funcionaria nos dias atuais. Sendo assim, nada melhor do que uma volta às raízes. Até porque ela é não apenas uma excelente cantora, quanto uma ótima guitarrista.

A faixa título “Living Like a Runaway” foi vista por muitos como parte dessa tal volta às raízes. Como um retrato de seus tempos na banda Runaways (para quem não sabe, ela e Joan Jett eram as guitarristas do conjunto e gravaram todos os discos). A letra realmente faz uma referência aos seus tempos iniciais, mas a escolha como nome do disco reflete ao período negro que estava atravessando. Em entrevista à Rolling Stone, explicou que havia um duplo sentido porque era um período onde estava vivendo como uma fugitiva. Ela saiu de casa fugida. Esperou o marido sair, enfiou as coisas no carro e se mandou. Sem marido, sem apoio dos filhos, era assim que se sentia.

Embora na maior parte do tempo, o álbum aposte em uma sonoridade hard-heavy, há uma exceção na faixa escrita por Nikki Sixx (baixista do Motley Crue), “A Song To Slit Yout Wrists By”. A única a contar com um arranjo mais eletrônico. E, na minha opinião, a mais fraquinha do álbum. Quem é fã mais ardoroso, vale a pena correr atrás da deluxe edition que acompanha um pôster e duas faixas inéditas. A excelente “Bad Neighborhood”, que traz a participação especial de Doug Aldrich (Dio, Whitesnake), e uma versão bem legal de “Bitch Is Back” da fase roqueira do Elton John. Lita Ford lançou recentemente um novo trabalho ao vivo e segue excursionando. Feliz de ver ela de volta à ativa e passando por cima de situações tão delicadas como essa. Espero que não demore muito para lançar um novo álbum de inéditas e que resolva finalmente fazer uma visitinha aqui no Brasil. Esse é um show que gostaria de assistir.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Muito bom

Faixas:
01)   Branded
02)   Hate
03)   The Mask
04)   Living Like a Runaway
05)   Relentless
06)   Mother
07)   Devil In My Head
08)   Asylum
09)   Love U 2 Hate U
10)   A Song To Slit Your Wrists By
11)   Bad Neighborhood
12)   The Bitch Is Back