sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Blackberry Smoke – The Whippoorwill (2012):



Por Davi Pascale

Trago hoje uma dica bem legal. Mais uma banda da nova geração que está fazendo um som realmente cativante. Me refiro à galera do Blackberry Smoke....

Trata-se de uma banda de Atlanta que faz um som mais puxado para o southern rock. Ou seja, traz bastante influencia de country e soul.  Esse trabalho foi lançado na época em que eles começaram a crescer na cena. Poucos meses após o lançamento desse álbum, estavam dividindo palco com grandes nomes como ZZ Top e Lynyrd Skynyrd.

Eles já tinham começado a dar o que falar no seu segundo álbum, Little Piece of Dixie (2009). Embora não tenham hits de FM, o prestígio deles vem crescendo à cada ano que passa. Os garotos vêm criando uma base sólida de fãs devido aos shows que vêm realizando e ao apoio da mídia especializada. “Sinto como se tivesse um álbum numero 1. Os cilindros estão pegando fogo. Nós viemos do nada”, comenta Charlie Starr em recente entrevista à Classic Rock Magazine.

Esse aqui é o terceiro deles. The Whippoorwill é um trabalho bem consistente e bem variado, ainda que a influência 70´s seja uma constante em todo o disco. As mais rocks são “Six Way To Sunday” que traz uma pegada meio rock de arena e “Shakin´ Hands With The Holy Ghost”, que aposta em um ar mais Black Crowes. “Pretty Little Lie” traz um arranjo mais lento, com uma pegada meio Tom Petty. O ar country começa a aparecer com força em “Everybody´s She´s Mine”.

Starr tem uma bela voz para o gênero, combina direitinho com o som da banda, mas possui um sotaque menos carregado do que estamos acostumados com outros artistas da cena. Se isso é bom ou ruim, vai depender de cada ouvinte. As características principais estão todas aqui: os teclados de fundo, as guitarras com slide, os vocais bem colocados, os backings encorpados.

“Ain´t Much Left Of Me” é Lynyrd Skynyrd total, assim como a balada “Sleeping Dogs”. Outras duas que devem fazer a cabeça dos fãs da família Van Zant são “Crimson Moon” e “Lucky Seven”.

Ainda que o álbum seja variado, é bem consistente. O material prende a atenção do início ao fim. Isso deve-se não apenas pelas deliciosa linhas vocais, mas também pelo ótimo trabalho de guitarra criado por  Paul Jackson. O cara é bom tanto de riff, quanto de solo. A guitarra base é executada pelo cantor da banda.

A galera do Blackberry Smoke tem realizado um trabalho bem consistente e tem demonstrado ser um dos grupos mais interessantes dessa nova leva de artistas. Se você curte grupos Lynyrd Skynyrd, 38 Special e Allman Brothers pode ir sem medo que a diversão é garantida.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Southern de alto nível

Faixas:
      01)   Six Ways To Sunday
      02)   Pretty Little Lie
      03)   Everybody Knows She´s Mine
      04)   One Horse Town
      05)   Ain´t Much Left For Me
      06)   The Whippoorwill
      07)   Lucky Seven
      08)   Leave a Scar
      09)   Crimson Moon
      10)   Ain´t Got The Blues
      11)   Sleeping Dogs
      12)   Shakin´ Hands With The Holy Ghost
      13)   Up The Road