domingo, 11 de setembro de 2016

Hateen – Não Vai Mais Ter Tristeza Aqui (2016):





Por Davi Pascale

Banda de Rodrigo Koala lança novo álbum. Consistente e contando com participação especial de líder do Dead Fish, material deve agradar os velhos fãs.

Fundada em 1994 e respeitada no cenário underground, a banda só atingiu uma notoriedade maior quando seu ex-baterista, Ricardo Japinha, atingiu a fama ao lado do CPM 22. A partir daí, conseguiram contratos melhores, conseguiram uma qualidade de gravação melhor, mas isso não foi o suficiente para que Japinha se mantivesse no grupo. Ele até tentou, mas não rolou. Atualmente, quem assume as baquetas do quarteto é o músico Thiago Carvalho.

Não Vai Mais Ter Tristeza Aqui é o sétimo álbum do grupo e o terceiro com letras em português. Musicalmente, a banda segue a mesma proposta de seus trabalhos anteriores. Ou seja, hardcore melódico com forte acento pop. Quem curte artistas como CPM, Dance of Days e Dead Fish, tem de tudo para curtir o som dos rapazes.

Sim, existe uma pegada comercial. Há músicas com violões, orquestrações, refrãos pegajosos. Mas o projeto é bem feito. Rodrigo tem um timbre de voz bem agradável e trabalha bem o seu alcance. Os arranjos são simples, porém bem construídos e bem executados.

Em Procedimentos de Emergência (2006), os músicos trabalharam ao lado do produtor Rick Bonadio (Ira!, Charlie Brown Jr., Fresno).  Agora, contam com a ajuda de Lampadinha. Produtor que, embora não tão popular, já trabalhou com nomes de peso como Matanza, CPM 22 e Move Over. Paulo Anhaia, rapaz que trabalho ao lado de Bonadio em diversos álbuns e chegou a produzir nomes como Velhas Virgens, Oficina G3 e o próprio CPM, ficou responsável pela pós-produção. A parceria funcionou bem...

O álbum está bem produzido. Conseguiram criar uma interessante equação entre a sonoridade hardcore e o universo mais radiofônico. Quem curte a banda de Badauí, irá se identificar em alguns momentos, como “Coração de Plástico” e mais nitidamente “Um Novo Dia Sem Você”. Nada muito chocante já que os caras são tudo brother.

Não Vai Mais Ter Tristeza Aqui conta com 2 participações especiais. Dani Vellocet (Mecanika) em “Passa o Tempo” e Rodrigo Lima (Dead Fish) em “Perdendo o Controle”. As músicas foram bem escolhidas, combinaram com os convidados. Outra que poderia ter sido oferecida para Rodrigo e que os fãs da banda capixaba podem se identificar é “Um Homem Que Não Tem Para Onde Ir”.

Os melhores momentos ficam por conta de “Não Vai Mais ter Tristeza Aqui”, “Nada a Perder”, “Despedida”, além das já citadas “Perdendo o Controle” e “Um Novo Dia Sem Você”. Hateen entrega um trabalho redondinho, mantendo suas características principais e deve agradar seus seguidores. Quem curte a banda, pode ir sem medo. 

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Consistente

Faixas:
      01)   Não Vai Mais Ter Tristeza Aqui
      02)   Coração de Plástico
      03)   Perdendo o Controle
      04)   Sempre
      05)   Passa o Tempo
      06)   12 Passos
      07)   Um Homem Que Não Tem Pra Onde Ir
      08)   Um Novo Dia Sem Você
      09)   Perfeitamente Imperfeito
      10)   Nada a Perder
      11)   Deixa a Cidade Toda Saber
      12)   Despedida (Com Dó Menor)