quinta-feira, 21 de maio de 2015

Matanza – Pior Cenário Possível (2015):



Por Davi Pascale

Grupo carioca chega ao seu sétimo álbum de estúdio com nova formação. Contando, mais uma vez, com a produção de Rafael Ramos (Pitty, Titãs), músicos mantêm sua sonoridade característica.

Matanza inicia uma nova fase, mas nem tanto. Como os fãs mais antigos já estão carecas de saber, o guitarrista Donida continua participando da criação e da gravação dos discos, mas desde 2008 que não excursiona com os rapazes. O que muda agora nessa história é que Maurício Nogueira (ex-Torture Squad), que o substitui nas apresentações desde então, agora também participa das gravações. Ou seja, o grupo gravou como um quinteto. Outra mudança foi a saída do baixista China. O cara decidiu que quer ser guitarrista daqui pra frente. Com isso, temos a estréia de Don Escobar. Em termos de apostas, a situação não muda muito, não.

A sonoridade countrycore continua.  A sonoridade direta continua. A curta duração do álbum continua. As letras ásperas e, por vezes, irônicas seguem firme e forte. A verdade é que apesar de contar com uma nova formação, o grupo não perdeu sua identidade. Ou seja, quem é fã vai delirar. Quem não é fã, não perca seu tempo. Simples assim!

Mauricio Nogueira grava pela primeira vez com a banda

Embora Jimmy London seja uma figura forte dentro do conjunto, o rapaz não participa das composições. O guitarrista Marco Donida continua sendo a alma da banda e escreveu o disco inteiro sozinho. Tanto letras, quanto arranjos. Talvez por isso mesmo que sua proposta tenha se mantido intacta. Jimmy continua com seu estilo característico e sua performance ajuda a reforçar a identidade do grupo. Há quem diga que esse é o melhor caminho. Há quem diga que é falta de coragem para se arriscar. Na real, isso varia muito de grupo para grupo. Não gostaria que bandas como AC/DC ou Motorhead mudassem sua sonoridade para se demonstrarem antenados. No caso do Matanza, a fórmula vem funcionando muito bem.

Na verdade, os caras estão bem antenados. Embora o disco tenha chegado às lojas à poucas semanas, já tem algum tempo que os músicos vêm trabalhando sua divulgação. Se aproveitaram da tecnologia para demonstrar algumas canções antes de seu lançamento. Antes que tivessem o CD nas mãos, aqueles que os acompanham de perto já tinham assistido alguns clipes na internet.

Algo que vem assombrando os roqueiros do nosso país são as letras pau-molenga e atitude engraçadinha, alegrinha. Dos grupos com maior expressão midiática, talvez o Matanza seja a melhor antítese. Sempre apostaram em uma postura mais agressiva e as letras seguem o mesmo caminho. Não falam de praia, namorinho, dia de sol. Aqui, falam sobre assassinato, diabo, caos... Faixas de destaque: “A Sua Assinatura”, “O Que Está Feito, Está Feito”, “A Casa em Frente Ao Cemitério”, “Chance Pro Azar” e "O Pior Cenário Possível".

Nota: 8,0/10,0
Status: Direto e honesto

Faixas:
      01)   A Sua Assinatura
      02)   O Que Está Feito, Está Feito
      03)   Matadouro 18
      04)   A Casa Em Frente Ao Cemitério
      05)   Sob A Mira
      06)   Pior Cenário Possível
      07)   O Pessimista
      08)   Chance Pro Azar
      09)   Orgulho e Cinismo 
      10)   Conversa de Assassino Serial