domingo, 13 de dezembro de 2015

Álbuns clássicos: Led Zeppelin – Led Zeppelin IV (1971)

Por Rafael Menegueti

Led Zeppelin - Led Zeppelin IV
O Led Zeppelin fez historia no rock com uma coleção de discos memoráveis e sucessos inconfundíveis. É até difícil apontar qual foi o melhor álbum da banda, visto que praticamente todos os discos do grupo britânico dominaram as paradas e foram sucesso de público e crítica. No entanto, em matéria de hits, “Led Zeppelin IV” é provavelmente o mais expressivo.

O disco, lançado em 08 de novembro de 1971, possui oito faixas, e dessas podemos apontar quase todas como grandes sucessos do Led Zeppelin. Ele é claramente o mais influente e reconhecido de todos os trabalhos da banda, afinal, nele estão canções como “Rock and Roll”, “Black Dog” e a suprema “Stairway to Heaven”.

O nome do trabalho na verdade não é “Led Zepellin IV”. O disco nunca recebeu um nome de fato. Existem duas explicações para o motivo. Uma aponta que a banda não gostou quando criticaram o fato deles não ter escolhido um nome ao terceiro disco lançado, chamando ele de “Led Zeppelin III”, em sequencia do que já havia feito nos dois anteriores. Em outra, ela seria uma resposta aos críticos que diziam que a banda só fazia sucesso por um modismo e não pelo seu talento. Então eles decidiram que não dariam nome algum ao álbum, colocando apenas as letras das músicas no encarte e símbolos que identificariam cada um dos membros, e a música falaria por si.

As lendas do Led Zeppelin
Outro fato curioso é que “Staiway to Heaven”, apesar de ser indiscutivelmente o maior sucesso da banda, nunca foi lançada como single. Os dois únicos singles lançados do disco foram “Black Dog/Misty Mountain Hop” e “Rock and Roll/Four Sticks”. Mas “Stairway”, com seu riff épico e inconfundível, toda a sua evolução de uma canção leve, acústica e com influencia folk, até os solos virtuosos e hipnotizantes de Jimmy Page ao longo de seus mais de oito minutos, logo acabou caindo nas graças do publico como nenhuma outra faixa conseguiria.

A obra prima já havia sido iniciada de maneira magistral com “Black Dog”, que começa com o som dos rolos de fita girando, e se desdobra em uma canção que mistura elementos de jazz e electric blues extremamente atmosférica. Já “Rock and Roll” começa mostrando toda a genialidade rítmica de John Bonham, a sonoridade empolgante e um refrão memorável. “Battle of Evermore” é uma faixa acústica ao violão e bandolim que traz mais referências à obra de Tolkien, “Senhor dos Anéis”, enquanto “Misty Mountain Hop” apresenta um andamento revolucionário para o hard rock, e destaca John Paul Jones nos teclados.

Para se identificar, cada integrante escolheu um simbolo para incluir na arte do disco

A banda precisou se desdobrar para concluir a gravação das complicadas “Four Sticks” e “Going to California”, sendo a primeira outro bom momento de Bonham, e a segunda mais uma canção folk incrivelmente cativante. O disco se encerra então com admirável “When The Leeve Breaks”, outra faixa que influenciou muito o estilo de hard rock que surgiria a partir dali. Uma curiosidade sobre essa faixa é que, com exceção dos vocais de Robert Plant, todos os outros sons da música foram ligeiramente desacelerados para conseguir a sonoridade e peso desejados.

Se você é um fã de rock e nunca ouviu essa obra prima... bem, acho que então você não é fã de rock. O quarto álbum de estúdio do Led Zeppelin é um dos mais influentes e reconhecidos álbuns de todos os tempos, e é obrigatória para todos aqueles que querem entender as origens de vertentes diversas como o hard rock, heavy metal, blues rock ou até mesmo o progressivo, além de mostrar como o rock pode se relacionar com o blues elétrico, o jazz e o folk de maneira coesa e precisa.


Nota: 10/10
Status: Genial

Faixas:
1. Black Dog
2. Rock and Roll
3. The Battle of Evermore
4. Stairway to Heaven
5. Misty Mountain Hop
6. Four Sticks
7. Going to California
8. When the Leeve Breaks