domingo, 31 de agosto de 2014

Avenged Sevenfold – Waking the Fallen Resurrected (2014)

Por Rafael Menegueti

Avenged Sevenfold - Waking the Fallen Resurrected
Para se tornarem um dos principais nomes do heavy metal da atualidade, os californianos do Avenged Sevenfold precisaram evoluir seu som como todas as bandas fazem. Antes de serem artistas de uma grande gravadora, o grupo se ergueu com trabalhos que realmente demonstravam o amadurecimento deles. Em “Sounding the Seventh Trumpet” a banda ainda parecia tentar se encontrar em um estilo, uma evolução que viria  a ser notada em “Waking the Fallen”. O segundo disco da banda, lançado em agosto de 2003 pela Hopeless Records, e hoje, 11 anos depois, é relançado em edição comemorativa.

“Waking the Fallen” é um disco que resume bem a transição que a banda buscou em sua sonoridade. No seu primeiro disco a banda usou um metalcore veloz e focado em riffs e solos agressivos e enérgicos. Em seu segundo disco, uma abordagem mais melódica e madura pode ser observada. Ao assinar com a Warner em seguida, e com o lançamento de “City of Evil”, em 2005, ficou claro como a banda planejou essa transição. As composições são bem superiores as do primeiro álbum e em “City of Evil” a banda ficou ainda mais madura musicalmente.

O disco é repleto de momentos em que o peso se mistura a melodias fortes e faixas marcantes. Casos de “Chapter Four”, “Eternal Rest” e “Second Heartbeat”. Outras faixas interessantes ainda mostram andamentos e levadas bem diferentes do que a banda fez em seu primeiro trabalho, como no single “Unholy Confessions” e em “Radiant Eclipse”. O Momento maximo do disco fica por conta de “I Won’t See You Tonight Part 1 & 2”, onde a banda mostra todo seu potencial para criar faixas melódicas e partir rapidamente para uma agressividade característica de seu trabalho. Por isso o disco foi tão elogiado na época de seu lançamento.

Os membros do Avenged Sevenfold na época de Waking the Fallen
Para coroar esse relançamento especial, a banda complementou o pacote com um CD bônus, com versões demo e ao vivo de algumas das faixas. A demo de “Chapter Four” chama a atenção por ser bem diferente da versão conhecida do álbum, tanto na letra quanto em certos momentos da música. As outras demos parecem bem mais próximas do que o ouvinte pode conferir no álbum. As versões ao vivo são um outro atrativo do disco, visto que é raro conseguir material ao vivo do grupo nessa fase para acompanhar.

À época era notório que a banda ainda não tinha a desenvoltura que tem hoje no palco, mas já podemos observar lampejos dela. Na versão de pré-venda ainda estão incluídas as versões ao vivo de “I Won’t See You Tonight”, as duas partes,algo bem curioso uma vez que essas duas ótimas faixas eram bem desconhecidas por muitos em formato ao vivo. Alem disso tudo, ainda há o DVD, com um breve documentário sobre o disco, duas versões de videoclipes para “Unholy Confessions” e um vídeo ao vivo de “Chapter Four”, coroando esse presente da banda aos fãs. Sem duvida algo que qualquer fã do grupo não pode deixar de conferir.

Nota: 9/10

Faixas:

CD1
1- Waking The Fallen
2- Unholy Confessions
3- Chapter Four
4- Remenissions
5- Desecrate Through Reverence
6- Eternal Rest
7- Second Heartbeat
8- Radiant Eclipse
9- I Won’t See You Tonight Part 1
10- I Won’t See You Tonight Part 2
11- Clairvoyant Disease
12- And All Things Will End

CD 2
1- Waking The Fallen: Resurrected
2- Second Heartbeat (Versão Alternativa)
3- Chapter Four (Demo)
4- Remenissions (Demo)
5- I Won’t See You Tonight Part 1 (Demo)
6- I Won’t See You Tonight Part 2 (Demo)
7- Intro/Chapter Four (Ao vivo em Ventura)
8- Desecrate Through Reverence (Ao vivo em Pomona)
9- Eternal Rest (Ao vivo em Pomona)
10- Unholy Confessions (Ao vivo em Ventura)
11- Second Heartbeat (Ao vivo em Ventura)
12- I Won’t See You Tonight Pt. 1 (Ao vivo em Ventura) (Exclusivo para pré-venda na Hopeless Records)
13- I Won’t See You Tonight Pt. 2 (Ao vivo em Ventura) (Exclusivo para pré-venda na Hopeless Records)

DVD
1- Waking The Fallen: Resurrected Documentário
2- Chapter Four (Imagens registradas ao vivo)
3- Unholy Confessions (Clipe)
4- Unholy Confessions (Clipe Original com primeiro corte)