quarta-feira, 30 de março de 2016

Leo Mancini – Acoustic Hits (2010):



Por Davi Pascale

Em Acoustic Hits, Leo Mancini segue a fórmula Emmerson Nogueira e traz versões desplugadas para clássicos do pop/rock. Disco muito bem feito e agradável de ouvir.

Talvez para muitos de nossos seguidores, isso seja um espanto. Para mim, era bem esperado. Meu primeiro contato com o trabalho de Leo Mancini não se deu nem no Shaman, nem no Noturnall. Foi antes disso, vendo-o tocar em bandas covers. Uma que me lembro muito bem era um projeto acústico lá no aquário do Guarujá: uma banda chamada Bubbles... Não era um show solo, mas a jogada era mesma. Reviver hits do pop/rock em formato acústico.

O repertório passa por muitas músicas que são manjadas entre os músicos que se aventuram nesse território. “Unwell” (Matchbox Twenty), “Over My Shoulder” (Mike & The Mechanics), “Wonderwall” (Oasis), “Mr. Jones” (Counting Crows). Difícil montar um projeto desses sem passar por esses sons. Primeiro porque são canções de grande apelo popular, segundo porque são músicas que parece que nasceram para isso. São composições que funcionam muito bem com arranjos mais simples. Até mesmo se fosse num esquema de voz/violão. O que não é o caso aqui.

Edu Cominato, seu parceiro da época de Tempestt, ficou responsável pela gravação do cajon (instrumento percussivo). Neymar Dias ficou responsável pelo contrabaixo e violino. Leo Mancini fez todo o resto. Inclusive, escreveu os arranjos. Nos backings, várias participações, entre elas sua ex-parceira do Bubbles, Giorgia Mello.

Álbum foca em sucessos dos anos 80 e 90

Além das músicas já esperadas, o disco traz alguns riscos. Uma inusitada versão de “Friday I´m In Love” (The Cure) com cavaquinho, uma versão para os clássicos “Strangelove” (Depeche Mode) e “Notorious” (Duran Duran), onde o destaque deixou de ser teclados/sintetizadores, que nem sequer aparecem aqui, para ganhar nova vida no violão. As três ficaram excelentes. Um tiro no pé foi a versão de “Epic” (Faith No More). Essa é uma faixa que definitivamente não funciona nesse formato e achei que não casou bem com sua voz.

Sim, o rapaz canta bem. Tem um timbre muito agradável e é muito afinado. Fez bonito em “Kiss From a Rose” (Seal), que não é uma faixa fácil de se gravar. “Everybody Wants To Rule The World” (Tears For Fears) e “Hysteria” (Def Leppard) são outras 2 que achei que se saiu muito bem nos vocais. Os violões obviamente são muito bem tocados, mas onde mais me chamou atenção nesse quesito foi no arranjo do Depeche Mode. Não é uma música que imaginava nesse formato e o trabalho ficou muito bacana.

Acoustic Hits é um disco recomendado para ouvir com a família ou até mesmo no carro. Trabalho divertido, alto astral e muito bem feito. Agora... Se você é fã do guitarrista por conta do trabalho dele nas bandas de metal, vá com calma. O disco é exatamente o oposto. Procure ouvir alguma coisa antes, para ver se cai no teu gosto. Caso contrário, pode ir sem medo!

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Kiss From a Rose
      02)   Breakfast At Tifanny´s
      03)   Unwell
      04)   Over My Shoulder
      05)   Everybody Wants To Rule The World
      06)   Epic
      07)   Follow You Down
      08)   Operation Spirit
      09)   Strangelove
      10)   Friday I´m In Love
      11)   Mr. Jones
      12)   Notorious
      13)   Wonderwall
      14)   Hysteria