quinta-feira, 11 de junho de 2015

Whitesnake – The Purple Album (2015):



Por Davi Pascale

A trupe de David Coverdale está de volta ao ataque. Desde seu retorno em 2003, o grupo havia soltado 2 (ótimos) álbuns de inéditas – Good To Be Bad e Forevermore – e 5 trabalhos ao vivo. Agora em 2015, depois de 4 anos sem soltar um álbum de estúdio, os músicos voltam a se trancar numa sala de gravações para relembrar velhas canções do Deep Purple. Disco que vem causando polêmica...

Para a garotada mais jovem, que acompanha a banda há menos tempo, é bom lembrar que Coverdale, antes de formar o Whitesnake, fez parte do grupo de Blackmore. Gravou pouco com o grupo britânico, mas foi o suficiente para fazer história. Os 3 discos que registrou ao lado dos rapazes – Burn, Stormbringer e Come Taste The Band – são considerados clássicos. Não apenas do Deep Purple, mas do rock. The Purple Album revive exatamente esse período.

“É um tributo. Uma homenagem. Um enorme obrigado ao Deep Purple pela oportunidade que tive há mais de 40 anos”, explicou o vocalista em comunicado oficial. É claro que se tratando de um grupo clássico do rock temos uma enorme leva de fãs puristas com o famoso papo de ‘não deveria se mexer no que é sagrado’. Muita gente vem malhando o álbum que, para dizer a verdade, é bem legal. Claro que há algumas canções que considero um erro sua regravação, mas no geral, o resultado final é ótimo.

Há quem prefira que não se altere os arranjos originais. Há quem defenda a tese de que, quando optar por fazer releitura de alguma velha canção, traga algo novo. Aqui, há um pouco dos dois universos. Algumas canções foram recriadas. Outras foram regravadas bem próximas à original trazendo apenas um pouco mais de peso nas guitarras e uma mixagem mais moderna.

Embora seja a primeira vez que Coverdale faça esse projeto não era raro ouvirmos canções desse período nos show do Whitesnake. Faixas como “Soldier of Fortune”, “Mistreated” e “Burn” já haviam sido executadas em algumas apresentações dos rapazes e podem ser conferidas em registros ao vivo do grupo.

Álbum resgata canções do Deep Purple e marca estréia de novo guitarrista

“Sail Away” é umas das grandes surpresas do álbum. A canção ganhou um arranjo acústico, delicado, que poderia ter sido parte do projeto Starkers In Tokyo. E funcionou incrivelmente bem. “Soldier of Fortune” que já havia sido regravada no citado álbum acústico, mantém essa pegada. Dentre as baladas, outro grande destaque é a releitura de “Holy Man”. Originalmente registrada na voz de Glenn Hughes, a canção ganhou um ar mais moderno. Poderia fazer parte de algum dos discos mais recentes do grupo que cairia como uma luva. E, mais uma vez, ficou espetacular.

“Love Child” ganhou uma versão um pouco mais pesada e se tornou um dos grandes destaques do disco. “The Gypsy” também mantém essa lógica e se destaca. Dentre as que sofreram alterações no arranjo, destacaria “You Fool No One”. Iniciando com um solo de gaita meio bluesy, logo se transforma numa paulada só. Embora mantenha a pegada funkeada, ganhou uma dose extra de peso que combinou bem com a canção. Outra que foi modificada e ficou bem interessante foi “Might Just Take Your Life”.

Os erros ficam por conta das releituras de “Burn”, “Lady Double Dealer” – que não trazem grandes inovações nos arranjos e nos lembram que Coverdale não tem mais a força vocal de outrora - e “Mistreated” que deixa um sentimento de algo faltando. Também tenho minhas dúvidas em relação à “You Keep On Moving”. Até que ficou boa, mas a gente sempre fica esperando o Glenn Hughes entrar.

Joe Hoekstra (Night Ranger) substitui o cultuado Doug Aldrich e faz bonito no disco. Obviamente, as novas versões não trazem a mesma magia das versões clássicas, mas certamente essa não era a intenção. Para quem está afim de ouvir um álbum de rock n roll, divertido, bem tocado, bem gravado e não se prende a ficar comparando com a versão original é um prato cheio.

Nota: 8,0/10,0
Status: Divertido e bem tocado

Faixas:
      01)   Burn
      02)   You Fool No One
      03)   Love Child
      04)   Sail Away
      05)   The Gypsy
      06)   Lady Double Dealer
      07)   Mistreated
      08)   Holy Man
      09)   Might Just Take Your Life
      10)   You Keep On Moving
      11)   Soldier of Fortune
      12)   Lay Down Stay Down
      13)   Stormbringer