terça-feira, 3 de junho de 2014

Global Metal (Documentário – Dirigido por Sam Dunn e Scott McFadyen)

Por Rafael Menegueti


Após o grande sucesso do documentário “Metal – A Headbangers Journey”, o cineasta Sam Dunn sentiu a necessidade de ampliar o seu estudo sobre a historia do heavy metal. Ele havia abordado as grandes bandas e o impacto que o estilo havia gerado na sociedade ao longo dos anos. No entanto, o heavy metal é um estilo grande demais, e ele pode ser encontrado até nos mais improváveis e longínquos lugares.

Com essa idéia em mente, Sam tratou de fazer um novo documentário. Dessa vez, ele queria mostrar como o metal é grande, e como ele é visto em lugares onde as pessoas poderiam imaginar que ele não tem força. Dentre os lugares mostrados por Sam estão o Brasil, Índia, Japão, Israel, Indonésia e China.

O curioso é que cada um desses países tem uma historia diferente e interessante para ser mostrada sobre sua relação com o metal. O Brasil tem a galeria do rock, e o Rock In Rio, grande responsável pela popularização do estilo no país. No Japão, chama a atenção o estilo totalmente diferente das bandas locais, e como a cena é forte e intensa.

Outros lugares retratam mais a dificuldade e o preconceito que os fãs e músicos sofrem por conta de sua cultura local, casos de Índia, China e Indonésia. Curiosamente o Irã seria retratado também no filme, mas a equipe teve o visto de entrada no país negado. Em todos esses lugares, é possível conhecer a historia de alguns músicos locais, e como o metal mudou suas vidas.

Sam Dunn e Scott McFadyen mostram o metal em diversas culturas
Conhecemos integrantes do Tang Dynasty, banda chinesa que foi pioneira do estilo na China. Também ouvimos historias sobre como a relação entre a religião e os costumes locais podem interferir na liberdade dos indianos de ouvirem o estilo. E como esses mesmos fatores, mais a intolerância, afetaram a vida de músicos israelenses. Todos os depoimentos são ótimas amostras de como diferentes culturas conseguem lidar com o mesmo elemento: o heavy metal.

Há ainda depoimentos de músicos como Lars Ulrich, sobre os incidentes ocorridos em um show do Metallica na Indonésia, também do Slayer, Max Cavalera e Bruce Dickingson. Todos com historias e depoimentos sobre a relação de sua música com esses públicos tão distintos.


Se com seu primeiro documentário Sam Dunn conseguiu contar com extrema riqueza de detalhes a historia do metal, em “Global Metal” ele demonstra que o estilo ultrapassou qualquer barreira cultural e se espalhou com sucesso e muito peso pelos mais distantes e improváveis países do mundo.