quarta-feira, 28 de outubro de 2015

The Ann Wilson Thing - #1 (2015):



Por Davi Pascale

Vocalista do Heart lança mais um álbum longe da banda que a tornou famosa. Com apenas 4 faixas, encanta o ouvinte em uma bela viagem ao universo do blues.

Se você acompanha as redes sociais, certamente já recebeu em algum momento, um vídeo do Heart interpretando “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin na frente de Jimmy Page e Robert Plant e sendo aplaudidas de pé pelos mesmos. É dessa cantora que me refiro. Quem conhece o trabalho do seu grupo à algum tempo, já está mais do que acostumado com a potência vocal da garota e também pela sua admiração ao grupo. A moça já havia gravado algumas canções dos rapazes antes da cultuada apresentação. Assim como seus ídolos, também bebeu muito na fonte do blues. E essa é a pegada do novo trabalho.

#1 não é um full-length. É um EP! Apenas 4 faixas e fim! Também não é um álbum de inéditas. Apenas uma das canções registradas foi criada para o projeto. As outras 3 são canções de artistas que cresceu ouvindo. E não, não temos Led Zeppelin dessa vez. Os homenageados aqui foram Aretha Franklin, Ray Charles e Buffalo Springfield. Mais uma vez, pegou uma tarefa ingrata e tirou de letra.

Sim, o CD é corajoso. Não apenas porque não se prende aos arranjos originais, mas porque escolheu artistas que são verdadeiros mestres e são idolatrados por gerações e mais gerações. Regravar canções de artistas icônicos como Aretha Franklin e Ray Charles pode ser considerado heresia pelos mais fanáticos. Só que, mais uma vez, as versões ficaram de cair o queixo.

Cantora do Heart faz nova aventura solo com forte aproximação do blues

O álbum começa com “For What´s Worth”, clássico do Buffalo Springfield e clássico do folk rock norte-americano. Aqui ganha uma cara mais rock n roll com guitarras distorcidas e um trabalho de percussão que nos remete bastante à “Sympathy For The Devil” (Rolling Stones). Ficou genial! “Fool No More” vem na sequencia. Trata-se de uma canção inédita. Uma parceria de Ann com Craig Bartock, guitarrista que a acompanha no Heart desde 2004. A faixa é uma balada com altas influências de blues e uma sonoridade bem anos 70. Ann mata a pau nos vocais.

“Ain´t No Way”, famosa na voz de Aretha Frankin, é a próxima a aparecer por aqui. Na versão de Aretha temos um piano guiando a canção e orquestrações. Aqui, temos a presença marcante de um teclado, mas ele atua como um instrumento a mais. As orquestrações não aparecem por aqui. Com uma levada meio arrastada, remete bastante aos blues que Janis Joplin fazia. E o que a garota canta aqui não é brincadeira. O CD se encerra com “Danger Zone”, de Ray Charles. Mais uma vez, as orquestrações caíram fora. Dessa vez, somente piano e voz. A gravação conta com um ar ao vivo e uma leve saturação que nos remete aos antigos LPS de blues, daquela época em que os caras gravavam tocando sozinhos na frente de um microfone. Sacada bacana!

O único pecado de #1 é o fato de ser tão curto. Será que teremos um #2? #3? Espero que sim. Até porque parece que a moça está se divertindo bastante com o novo projeto, tanto que está realizando algumas apresentações solo nos EUA para divulgar o tal disco. Já estou esperando ansiosamente pela continuação. Se você curte Heart, curte a voz da cantora ou é um grande admirador do blues, corra atrás! Discaço!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   For What´s Worth
      02)   Fool No More
      03)   Ain´t No Way 
      04)   Danger Zone