quinta-feira, 19 de março de 2015

Amberian Dawn - Magic Forest (2014)

Por Rafael Menegueti

Amberian Dawn - Magic Forest

No ano passado o Amberian Dawn, banda de metal sinfônico finlandesa, lançou seu  sexto álbum de estúdio “Magic Forest”. A historia do grupo passou por uma mudança significativa com a troca de vocalistas ocorrida em 2012. A mudança lembra um pouco a que também ocorreu com o Nightwish (uma clara influencia dessa banda) quando Tarja saiu e foi substituída por Anette Olzon. Heidi Parviainen era a voz soprano nos quatro primeiros álbuns da banda, e decidiu sair para lançar seu projeto Dark Sarah, cujo primeiro álbum sai em breve. Foi substituída por Capri Virkkunen, uma cantora que usa menos o canto de estilo clássico soprano.

Mesmo sendo mais versátil, Capri não escapou das críticas dos fãs que preferiam o estilo sempre lírico de Heidi. No entanto, o Amberian Dawn acertou ao primeiro lançar um disco com regravações de canções da primeira fase da banda com a voz de Capri. A nova vocalista deu uma leitura bem interessante às músicas, o que serviu para acostumar os fãs com o que viria em seguida.

“Magic Forest” é portanto o segundo lançamento com Capri, e o primeiro de inéditas. Os mesmos elementos seguem presentes nas composições. Temas relacionados à mitologia finlandesa e nórdica, falando de historias fantásticas e lendas conhecidas da literatura local. As canções tem arranjos belos e são bem agradáveis, com um predomínio de teclados em interação com a voz de Capri, que parece bem encaixada no estilo da banda.

Os membros do Amberian Dawn
A faixa que abre o disco é “Cherish My Memory”, onde os elementos principais da banda já se destacam de forma coesa e alinhada, com um refrão bem empolgante. “Dance of Life” segue na mesma pegada empolgada, com os vocais de Capri indo mais na direção lírica do que na faixa anterior, além de belos arranjos sinfônicos. O primeiro single desse disco, a faixa título “Magic Forest” vem em seguida, com forte predomínio do teclado de Tuomas Seppälä, e com vocais líricos ainda mais soltos e um refrão que conquista o ouvinte de cara. “Agonizing Night” dá uma suavizada sendo mais cadenciada, enquanto “Warning” vem para elevar a agitação do disco novamente.

Já na segunda metade do álbum, temos “Son of Rainbow”, uma faixa com uma introdução perfeita e com destaque para o refrão cativante. Na faixa “Memorial”, Capri faz dueto com um cantor convidado, Markus Nieminen, que já havia aparecido em outros lançamentos da banda como corista. “Endless Silence” é outra faixa que segue a mesma linha das demais, sem grandes surpresas. O disco encerra com a balada sinfônica “Green-Eyed”, com mais uma forte presença vocal de Capri.

“Magic Forest”, em resumo, é o tipo de trabalho que prefere não correr riscos a ser muito ousado. Dessa forma a banda conseguiu evitar olhares mais desconfiados sobre seu rumo. As canções são todas ótimas, agradáveis, fáceis de digerir. O disco não cansa, flui bem e tudo está bem produzido e alinhado. Canções mais guiadas pelo teclado, guitarras bem inseridas, com solos inspirados e bateria precisa. Só faltou mais ousadia mesmo, fugir da mesmice. O resultado final no geral é positivo, pois a formula da banda é bem simples e direcionada. Um bom disco para dar continuidade a nova e promissora fase da banda.


Nota: 8/10
Status: encantador


Faixas:
1. Cherish My Memory
2. Dance Of Life
3. Magic Forest
4. Agonizing Night
5. Warning
6. Sons Of The Rainbow
7. I'm Still Here
8. Memorial
9. Endless Night
10. Green-Eyed