segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Alanis Morissette – Live At Montreux 2012 DVD (2013)



Por Davi Pascale

Em 9 de Junho de 1995 chegava às lojas o terceiro álbum da cantora canadense Alanis Morissette, Jagged Little Pill. Em seu primeiro disco de rock, a garota de Ottawa trazia musicas influenciadas pela cena alternativa e com letras totalmente pessoais, que muitas vezes traziam um toque de rebeldia. Atualmente, Alanis vive um outro momento. Casada, com um filho pequeno, mais reflexiva e mais centrada, parece estar mais feliz. Em seu concerto, mistura faixas marcantes com canções de seu mais recente álbum, Havoc And Bright Lights.

A postura da artista mudou um pouco no decorrer dos anos. Embora mantenha ainda muitas de suas características como perambular de um lado para outro com o cabelo escorrido em cima do rosto e o ritual de recolher o microfone do chão no início do espetáculo, Alanis abusa menos das acrobacias. Como disse, está em uma fase mais centrada e isso reflete em sua performance. Dança menos, gira menos, pula menos. A entrega está mais na interpretação vocal do que corporal.

Em Jagged Little Pill, a moça chocou todos com letras como a de “You Oughta Know” onde mandava um recado ao seu ex-namorado com versos como “An older version of me, Is she perverted like me, Would she go down on you in of theater”. Algo como: “Uma versão minha um pouco mais velha, Ela é pervertida como eu?, Ela seria capaz de te chupar no cinema?”. A razão de tudo isso é porque a garota flagrou seu namorado com outra mulher na cama. A letra era um desabafo. Resolveu cantar tudo aquilo que gostaria de ter dito ao rapaz na ocasião e não teve coragem.

Cantora está mais madura

Porém tudo isso mudou já no disco seguinte, o bom (porém difícil) Supposed Former Infatuation Junkie. Morissette ficou assustada com o sucesso, com todo o assédio e resolveu ir para a India meditar. Segundo revelou em entrevistas, tinha três opções: fazer essa viagem, cair nas drogas ou desistir da carreira artística. Optou pela viagem e desde que retornou dela suas letras ganharam novas conotações. Mais reflexivas, mais poéticas. Esse lado rebelde foi deixado um pouco de lado.

Outra diferença dessa turnê para as primeiras giras é que os arranjos estão com menos experimentações, menos improvisos. Estão mais próximos de seu formato original. Há algumas pequenas diferenças, mas são realmente sutis. A canção que mais sofreu alteração foi o hit “Hand In My Pocket” que ganhou uma roupagem mais acústica. Agora, uma vez que ela já tinha feito releitura acústica das canções de seu mais famoso álbum em 2005, não dá para dizer que seja algo inusitado.

Alanis se apresentou no Brasil nessa tour e para aqueles que, assim como eu, tiveram a oportunidade de conferir esses shows de perto, o vídeo ganha um tom nostálgico. Contando com o mesmo estilo de vestimenta e iluminação, é quase impossível não sentirmos um certo deja-vu ao assistirmos o DVD.

Jagged Little Pill e Havoc And Bright Lights são foco principal

No setlist há canções de quase todos os trabalhos, mas o foco principal é em cima do cultuado Jagged Little Pill e do até então recém-lançado Havoc And Bright Lights.  As que mais se destacaram, na minha opinião, foram “Forgiven” (que estava esperando muito e ela não tocou na noite em que estive presente), “Ironic” e “Uninvited”. Também gostei bastante da tal versão acústica de “Hand In My Pocket”. Assim como aconteceu em nosso país, passeia pela guitarra, pelo violão e pela gaita durante o show.

18 anos depois de atingir o estrelato, Alanis Morissette mostra que ainda tem muita lenha para queimar. Com uma ótima performance vocal e uma boa banda de apoio, passeando entre a poesia e a rebeldia, o velho e o novo, o rock e as baladas, a cantora faz uma apresentação contagiante que certamente irá agradar seus fiéis seguidores.

Nota: 9,0
Status: Excelente!       
                                                                                                    
Tracklist:
     01.   I Remain
     02.   Woman Down
     03.   All I Really Want
     04.   You Learn
     05.   Guardian
     06.   Flinch
     07.   Forgiven
     08.   Hands Clean
     09.   I Remain
     10.   Citizen Of The Planet
     11.   Ironic
     12.   Havoc
     13.   Head Over Feet
     14.   Versions of Violence
     15.   I Remain
     16.   You Oughta Know  
     17.   Numb
     18.   Hand In My Pocket
     19.   Uninvited
     20.   Thank U