quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Tesla – Mechanical Ressonance Live (2016):



Por Davi Pascale

Tesla comemora 30 anos de seu debut com regravação ao vivo. Apresentação demonstra que os músicos continuam com poder de fogo.

Há 30 anos, a moçada do Tesla lançava seu primeiro álbum, o ótimo Mechanical Ressonance. A banda deu uma confundida na crítica. Por conta do visual, muitos críticos os colocaram no mesmo balaio dos grupos de hair metal. Embora muitos fãs da cena tenham abraçado os rapazes, a banda ia além disso. Faziam um hard mais pesado, com um ‘q’ de Aerosmith.

Os músicos caíram na estrada para celebrarem o tão cultuado debut. Quem dividiu o palco com os caras nessa tour foi o Def Leppard. Em 1987, o Tesla abriu vários shows do grupo de Joe Eliott. Para os músicos deve ter sido uma experiência bem especial ter a chance de, literalmente, reviver os velhos tempos.

Mechanical Ressonance Live traz os músicos interpretando o álbum na íntegra, porém não na ordem original. A ordem das faixas foi bem alterada. Provavelmente, para fazer mais sentido no setlist. Criar o set de um show é diferente de criar a sequencia de um disco. Tem que se pensar não apenas em dinâmica, mas também em popularidade, onde queremos deixar as faixas mais famosas...

Banda revive álbum clássico

Várias músicas daqui nunca saíram do set e ganham hoje o status de clássico. Ao menos, entre seus fãs. Caso de “Gettin´ Better”, “Ez Come Ez Go”, “Comin´ Atcha Alive” e “Modern Day Cowboy”. Algumas, embora tenham um impacto menor em sua discografia, já haviam recebido releituras anteriormente. Caso de “Before My Eyes” e “Lil´  Suzie” que já haviam aparecido em seu unplugged Five Man Acoustic Jam.

As faixas foram regravadas de maneira bem fiel. Os arranjos não foram muito modificados, não. A dupla de guitarristas Frank Hannon e Dave Rude são o ponto alto do show, assim como a performance do amalucado Jeff Keith. Sua voz perdeu um pouquinho da força, mas está bem longe de ser considerado fora de forma ou decadente. Pelo contrário, para quem canta hard rock há 30 anos, está cantando bem demais.

O encarte não cita onde o show foi gravado. Com isso, acredito que tenha sido gravado em diferentes cidades. Algo muito bacana que tem no encarte é o depoimento de Phil Collen e Joe Elliot, guitarrista e vocalista do Def Leppard respectivamente, contando um pouco sobre sua proximidade com a banda.

No fim do álbum foi incluída, como bônus, uma nova faixa de estúdio. Composta e produzida justamente pelo Phil Collen. Faixa bem bacaninha e bem rock n roll. Ouvi dizer que o guitarrista vai produzir o próximo álbum do Tesla. Não sei o que tem de verdade nisso, mas se for real, a parceria promete. Trabalho indispensável para quem curte hard rock...

Nota: 9,0 / 10,0
Status:  Excelente

Faixas:
      01)   Rock Me To The Top
      02)   Ez Come Ez Go
      03)   Gettin´ Better
      04)   Comin´ Atcha Alive
      05)   Changes
      06)   Before My Eyes
      07)   Late 4 Love
      08)   We´re No Good Together
      09)   Love Me
      10)   Cover Queen
      11)   Lil´ Suzie
      12)   Modern Day Cowboy 
      13)   Save That Goodness (Bonus Track)