sábado, 26 de setembro de 2015

Rock In Rio – 30 Anos Box Brasil (2015):



Por Davi Pascale

Álbum comemorativo de 30 anos de Rock in Rio chega às lojas. Grandes nomes do pop rock brasileiro relembram clássicos brazuca. Material foi lançado em CD, DVD, bluray e Box set.

Falem bem, falem mal, mas Rock in Rio, como já disse por aqui,  é um marco. Grandes nomes da cena brasileira se fortaleceram depois de se apresentarem no festival. Nomes internacionais, como James Taylor, dizem que a apresentação deu um novo significado à sua carreira. Sem contar que foi graças à primeira edição do festival que o mercado para shows internacionais no Brasil se abriu de vez. Portanto, a celebração de 30 anos é mais do que merecida.

Aqui, vários grandes nomes da cena pop/rock brasileira aparecem em gravações exclusivas para o projeto. Na verdade, homenageando seus colegas de profissão, já que não gravaram canções originalmente de seu repertório. Alguns artistas, contudo, resolveram não arriscar muito e gravar faixas que já estavam acostumados. É o caso de Marcelo D2 em “Samba Makossa”. Faixa que já havia registrado ao lado do Charlie Brown Jr no Acustico MTV, além de uma versão para o álbum póstumo CSNZ. Ou ainda o Paralamas do Sucesso, interpretando “Inútil” do Ultraje a Rigor (o trio havia tocado essa canção na sua participação em 1985). Podem não ser canções que liguem à sua imagem imediatamente, mas quem conhece a história dos músicos, já ouviu eles interpretando essas faixas, ao menos, uma vez na vida.

Alguns artistas optaram por fazer uma versão mais fiel, mas vários deles optaram por deixar sua marca registrada na canção. Algo que considero muito bacana. Como é comum nesse tipo de projeto, alguns se saíram muito bem, outros nem tanto. No primeiro volume, Jota Quest se saiu bem em “Decadence Avec Elegance” (Lobão), Frejat também chama a atenção em “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda” (velha canção de Hyldon que voltou às rádios nos anos 90 com a rapaziada do Kid Abelha). Fernanda Abreu, Suricato e Cidade Negra também se destacaram nas releituras. As decepções ficaram com Baby do Brasil, a eterna Baby Consuelo, com “Semana Que Vem” (Pitty), os Paralamas com “Tempos Modernos” (Lulu Santos) e a interpretação de “Toda Forma de Poder” (Engenheiros do Hawaii) com Legião Urbana (?!?!). Gosto tanto dos artistas que regravaram, quanto das canções escolhidas, mas o resultado final não me convenceu.

Material deixa impresso a força do pop/rock brasileiro

O material é dividido em 2 CDs. 30 anos, 30 canções. 15 releituras em cada volume. Ouvindo o álbum reparamos que a cultura brasileira é mais rica do que imaginamos. Qualquer uma dessas canções que você puxe em cima de um palco, você verá todo o público cantando junto, relembrando de sua juventude. São canções que marcaram o rock brasileiro. Entre as releituras temos hits de diferentes épocas, porém todas com o mesmo frescor. A gravação conta com uma vibe de ao vivo, de descontração. E, acredito que esse deve ter sido mesmo o clima no estúdio. Vários artistas que participam desse projeto são mais do que meros colegas de profissão. 

Para quem conhece a história dos músicos, algumas escolhas são meio óbvias. Não precisa ser um grande fã de Capital para saber da paixão do Dinho pela Legião ou do Skank pela galera do Clube da Esquina (Milton Nascimento fazia parte da histórica reunião). Contudo, não foram eles quem me chamaram mais a atenção aqui. Baby e Paralamas que não haviam me cativado no primeiro volume, se saem bem no segundo disco. Os pontos de destaque, contudo, ficam com a interpretação de Pitty em “A Menina Dança” (Novos Baianos), o blues de Frejat em “Você Me Acende” (Erasmo Carlos) e todo o charme da sempre linda Paula Toller em “Vou Deixar” (Skank).

Ambos os volumes se encerram com uma releitura da versão tema do festival na interpretação de Eduardo Souto Neto. Ficou bem gravado, mas ainda gosto mais da versão do Roupa Nova. Outro detalhe é que a mesma versão nos dois discos. Lembro que na edição passada, várias artistas da cena brasileira se juntaram para regravar a canção com uma pegada mais rock n roll. Varios deles, estão de volta nesse projeto. Poderiam ter encerrado um dos dois álbuns com essa versão para que não ficasse perdida por aí e também para evitar repetição. Contudo, o resultado do álbum é bem legal. Quem curtiu a cena brasileira mainstream de perto nas ultimas décadas tem de tudo para se deliciar com esse projeto.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido

Volume 1:
      01)   Tempo Perdido – Paulo Ricardo
      02)   Samba Makossa – Marcelo D2
      03)   Onde Você Mora? – Fernanda Abreu
      04)   Semana Que Vem – Baby do Brasil  
      05)   Pro Dia Nascer Feliz – Suricato    
      06)   Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda - Frejat  
      07)   Decadence Avec Elegance – Jota Quest  
      08)   Quase Sem Querer – Dinho Ouro Preto  
      09)   Legalize Já – Cidade Negra  
      10)   Andar com Fé – Skank    
      11)   Toda Forma de Poder – Legião Urbana  
      12)   Tempos Modernos – Paralamas do Sucesso  
      13)   Seu Espião – Pato Fu  
      14)   Óculos - Blitz    
      15)   Flores – Ira!  
      16)   Rock In Rio – Eduardo Souto Neto (Faixa Bônus)
  
Volume 2:
      01)   Polícia – Marcelo D2
      02)   Caleidoscópio – Jota Quest
      03)   A Menina Dança – Pitty
      04)   Geração Coca-Cola – Dinho Ouro Preto
      05)   Você Me Acende – Frejat
      06)   Palco – Fernanda Abreu
      07)   Para Lennon e McCartney – Skank
      08)   Do Seu Lado – Achados no Espaço
      09)   Agora Só Falta Você – Baby do Brasil
      10)   Veraneio Vascaína – Ira!
      11)   Fazendo Música, Jogando Bola – Cidade Negra
      12)   Inútil – Paralamas do Sucesso
      13)   Três Lados – Pato Fu
      14)   Vou Deixar – Paula Toller
      15)   Por Você – Legião Urbana
      16)   Rock In Rio – Eduardo Souto Neto (Faixa Bônus)