segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

6 músicas essenciais para conhecer Sonata Arctica

Por Rafael Menegueti

Os finlandeses do Sonata Arctica estão em turnê novamente pelo Brasil, e para deixar os fãs ainda mais no clima dos shows que ocorrem em 10 cidades brasileiras (Fortaleza e Recife já foram as primeiras nesse final de semana), na maior turnê da banda por aqui, e também para quem ainda não conhece a banda conhecer um pouco mais sobre eles, preparei uma pequena lista com seis faixas essenciais do grupo que devem estar presentes no setlist dos shows no país.


1. Fullmoon


Essa é a música preferida de muitos fãs da banda e indispensável em qualquer show do grupo. Presente no primeiro disco deles, “Ecliptica” (1999), “Fullmoon” é uma música que possui uma melodia suave e ao mesmo tempo mantem um ritmo com pegada acelerada, e um refrão que te pega de primeira. A letra da música é basicamente uma historia de lobisomem.

2. Tallulah


Balada romântica, carregada pelo tema de teclado e que cresce rapidamente junto da melodia. Os vocais de Tony Kakko nessa canção são bem suaves e isso torna a faixa uma das mais agradáveis da carreira banda. A faixa apareceu no setlist dos dois primeiros shows da banda no Brasil, portanto deve aparecer também nos shows que virão. Ela aparece no segundo disco da banda, “Silence” (2001).

3. Don´t Say a Word


Música com riff rápido, pegada mais power metal e que traz um Tony Kakko com vocais poderosos e marcantes. O refrão com grande presença de backing vocals torna a música empolgante. A faixa foi single do disco “Reckoning Night” (2004), quarto da banda, e é a escolhida a um bom tempo para ser o encerramento dos shows da banda.

4. Paid In Full


Faixa do quinto disco, “Unia” (2007), que foi o ultimo a contar com o guitarrista original da banda, Jani Liimatainen. Com excelente letra, um riff potente, e marcada por um belo solo de teclado de Henrik Klingenberg, o single tem um ritmo que se mantêm durante toda a música.

5. I Have a Right


Essa música está presente no sétimo disco da banda, “Stones Grow Her Name” (2012), onde a banda buscou misturar influências de outras vertentes e estilos, como o hard rock. “I Have a Right” é uma das músicas mais diferentes que a banda já lançou. Os teclados e a levada da guitarra carregam a faixa, que tem os versos de Tony Kakko cantados mais rapidamente, quase sem pausas, principalmente no refrão, numa melodia mais alegre, talvez pelo tema mais motivacional da canção.

6. The Wolves Die Young



Primeiro single do mais recente disco de inéditas da banda, “Pariah´s Child”, a música traz de volta as velhas referências sobre lobos que a banda sempre usou em sua carreira, mas que haviam ficado de lado no disco anterior. A faixa é bem empolgante e melódica, e nessa turnê tem sido a faixa de abertura dos shows da banda.