quarta-feira, 21 de maio de 2014

Rockin´ Days (2006)


Por Davi Pascale
Hoje resolvi escrever sobre um projeto que sempre achei muito legal e acabou passando meio batido na época, tanto por parte de público, quanto por parte da mídia. Poucas pessoas deram a devida atenção. Em 2005 comemorava-se 50 anos do rock. Começaram com toda aquela ladainha, todo aquele blá-bá-blá, aquela coisa de programa feminino onde a apresentadora dança Latino falando sobre o Elvis Presley, pagodeiro cantando Beatles... Aquela palhaçada costumeira. Mas dentre tantas homenagens questionáveis, surgiu uma que foi muito legal que é esse DVD Rockin´ Days, que embora tenha sido gravado ainda em 2005, acabou chegando às lojas apenas no ano seguinte.
A ideia do projeto era simples. Escolheram alguns nomes do rock brasileiro - alguns grandes à época, outros nem tanto – e pediram para que executassem um clássico do rock n´ roll. A cantora Chrissie Hynde dos Pretenders estava no Brasil na ocasião e resolveu colaborar gravando uma música para o projeto. Atitude muito bacana da moça que já era um nome mais do que consagrado no meio quando o projeto foi viabilizado.
O Raimundos abre a fita com uma versão de “Private Idaho” do The B-52´s, ícone da New Wave. Muitos podem questionar a escolha, mas tem a ver. Ambas as bandas sempre tiveram uma temática bem-humorada. Claro que cada um da sua forma... Na época, ainda com Fred na bateria e Alf (Rumbora) no baixo, o grupo se sai bem. O arranjo não sofreu muita alteração e ganhou um gás extra.
Na sequência temos os mineiros do Skank recordando “You Really Got Me” dos Kinks. Muito bem tocado, mas achei que o vocal de Samuel Rosa não combinou com a música. O Biquini Cavadão se sai bem com “Overkill” do Men at Work, enquanto Chrissie Hynde empresta sua voz em uma bonita versão de “Love Song” (The Cure) e o Autoramas relembra o início do rock com uma versão de “Blue Suede Shoes”, clássico de Carl Perkins que ficou imortalizado na interpretação única de Elvis Presley. Claro que não dá para comparar com a versão do rei do rock, mas ficou bem bacana.
Chrissie Hynde, dos Pretenders, participou do projeto
A fita segue bem com a animada “Walking On Sunshine” na interpretação do Pato Fu e o clássico “People Are Strange” (The Doors) na voz de Uns e Outros. Essa aliás, minha primeira grande surpresa no DVD. Há alguns nomes que sempre que escuto que alguém vai fazer um cover já fico com calafrios antes mesmo de ouvir a versão. O Doors é uma dessas bandas. Todas as tentativas que vi de tentarem reproduzir Jim falharam vergonhosamente. E meus ataques voltaram com tudo depois que vi Eriberto Leão interpretando o rei lagarto no programa do Jo Soares. Ainda bem que o Jim Morrison está morto, senão morria na hora que encontrasse a versão no Youtube. O vocalista do Uns e Outros foi inteligente em não tentar copiar os vocais do rei lagarto e fez uma boa interpretação. Ponto para os rapazes.
O Leela fez uma versão bacana de "Lithium" do Nirvana. Pesadinha e bem tocada. O TH3 interpretou uma faixa do Spy VS Spy que é um grupo que nunca me chamou a atenção. Portanto, não me passou nada, mas não vi ninguém se queixando da versão deles.
Os Britos, supergrupo formado por George Israel (Kid Abelha) e ex-integrantes do Barão Vermelho, surpreendem por regravar uma música de outra banda inglesa, os Rolling Stones. O Tantra entrega uma performance inspirada de “Tambourine Man”, mas quem surpreende mesmo é o Vinny. Poucos sabem, mas o rapaz que ganhou as rádios com as dançantes “Shake Boom” e “Heloisa, Mexe a Cadeira” começou sua carreira cabeludo e cantando rock. Aqui, ele relembra “Black Dog” do Led Zeppelin em uma versão matadora. Quando li na caixinha que ele estava cantando esse som do Led fiquei com medo já que ele não tem uma extensão vocal tão grande quanto à de Robert Plant, mas o rapaz se saiu muito bem. Uma das melhores versões do DVD. Mesmo!
Vinny surpreende com versão do Led Zeppelin
O vídeo cai um pouco o nível com a versão de Erika e Telecats para “She Loves You” dos Beatles. Gosto da Erika Martins e já até escrevi sobre ela e sobre sua antiga banda – Penelope – nesse blog, mas sua performance vocal não me agradou nessa música. O instrumental ficou até interessante. A banda optou por fazer uma versão mais pesadinha e direta. Na parte instrumental não impressiona, mas também não frustra. O vídeo volta a surpreender com a versão de “My Generation” (The Who), feita pelo Tianastacia. Mais uma excelente surpresa. Não apenas escolheram uma faixa difícil de se interpretar, como se saíram bem. Gostei muito do trabalho de bateria que Glauco fez na música.
Para encerrar, mais uma ótima surpresa, Tihuana interpretando um medley do AC/DC. O Tihuana é uma daquelas bandas meio Charlie Brown de ser. Muita gente não leva a sério, mas possui ótimos músicos ali dentro. O instrumental é muito bem tocado e o vocal ficou bom. Egypcio cantou no estilo dele, mas o resultado ficou legal.
Rockin´ Days pode não ser algo revolucionário, mas é divertido e muito bem gravado. Uma boa pedida para aqueles dias que não tem nada que presta na televisão. Sabe aquele dia que você está em dúvida entre assistir o Datena e o Marcelo Rezende, ou então ter que optar entre aturar o Luan Santana no Faustão e a Valesca Popozuda na Sabrina Sato? Então... É só atacar essa fita e se divertir!