domingo, 6 de abril de 2014

Jota Quest - Folia & Caos DVD (2012)


Por Davi Pascale
A banda de Belo Horizonte resolveu celebrar seus 15 anos de estrada com o lançamento de mais um CD e DVD ao vivo. Vários artistas convidados marcaram presença, fazendo com que o ar de comemoração fique ainda mais evidente. O grupo de Rogerio Flausino entregou um registro que é a cara deles: alegre e cativante. 
O Jota Quest conseguiu consolidar um público e, principalmente, criar uma identidade própria. Algo que sinto falta na cena brasileira atual. Os músicos também levam a sério sua profissão e sempre demonstraram um grande profissionalismo. Outro ponto que sinto falta nos artistas mais novos. Portanto, fico feliz de ver que ao menos uma banda da geração 90 conseguiu atravessar as barreiras e construir uma carreira com dignidade e competência.

Folia e Caos é o quarto DVD ao vivo do grupo. Mas aqui temos algo mais. A fita não é somente o registro de um show. Os garotos optaram por fazer um filme mostrando cenas de bastidores, ensaios, entrevistas e as canções do show. Não consegui sacar se o show está na integra. Ou se foi registrado somente os melhores momentos. É fato que o CD possui músicas que não têm no DVD apresentando, inclusive, um maior número de convidados especiais. O CD, contudo, não foi gravado em uma única noite. Por isso, minha dúvida permanece.
No vídeo aparecem, na íntegra, as participações de Maria Gadu, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Marcelo Falcão, Nando Reis e os remanescentes da Legião Urbana; Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. As que mais me agradaram, por incrível que pareça, são artistas que não são do mundo do rock: Maria Gadu em “Mais Uma Vez” – a música encaixou certinho na voz dela – e Seu Jorge na versão de Ive Brussel (canção imortalizada na voz de Jorge Benjor). A escolha não poderia ser melhor, uma vez que ambos bebem na fonte do artista. “Tempo Perdido” não é a melhor do DVD, mas certamente Rogério Flausino se saiu melhor do que o ator Wagner Moura. Em uma próxima reunião, seja qual for o motivo, está aí a dica. Outro que se sai bem cantando Legião e é fã declarado da banda é o Dinho Ouro Preto. Mas vamos voltar à fita...
Parceria com a cantora de MPB Maria Gadu funcionou
Depois de 15 anos juntos já era de se esperar um ótimo entrosamento entre os integrantes. A banda está cada vez mais segura e cada vez mais solta no palco. Rogério também está cantando muito bem. Aliás, bem melhor do que nos registros anteriores. Super próximo à sua performance dos discos. Provavelmente, um de seus melhores momentos!
A qualidade de gravação é fantástica. Tanto em imagem como em som. Fico feliz de ver como evoluíram as produções brasileiras nos últimos anos. Até os anos 90, os registros em vídeo de artistas brasileiros eram bem amadores. Era gritante a diferença entre uma produção gringa e uma produção nacional. Essa distância vem diminuindo cada vez mais nos últimos anos.
Nas cenas intercaladas, é sempre bacana ver as cenas de ensaio (ainda que curtas) com os convidados. Os músicos parecem estar de bem com a vida e demonstram maturidade em seus depoimentos sobre família, equipe, convivência entre eles e vida na estrada. Quem é fã, pode comprar sem medo! 
Faixas:
    Intro Jota 15
    É Preciso (A Próxima Parada) 
    Já Foi
    Vem Quente Que Estou Fervendo (c/ Erasmo Carlos)
    Beijos no Escuro
    Mais Uma Vez (c/ Maria Gadu) 
    Quantas Vidas Você Tem?
    Qualquer Dia Desses
    Só Hoje
    Tudo Está Parado
    Vem Andar Comigo 
    Me Deixa (c/ Falcão)
    La Plata
    Ive Brussel (c/ seu Jorge)
    De Volta Ao Planeta
    Pro Dia Nascer Feliz (c/ Ney Matogrosso)
    Mais Perto de Mim
    Tempo Perdido (c/ Dado Villa Lobos & Marcelo Bonfá)
    Do Seu Lado
     Bônus Sky DVD
    Na Moral
    Ainda É Cedo
    Do Seu Lado (c/ Nando Reis)