segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Down n Outz – The Further Adventures Of... (2014)



Por Davi Pascale

O grupo britânico chega à seu segundo álbum com praticamente a mesma ideia do álbum de estréia: fazer sua reverência ao grupo Mott The Hoople. Formado por músicos renomados, o álbum mantém a sonoridade clássica de um grupo de rock dos anos 70 e deve agradar os fãs do gênero.

O sexteto é formado por Paul Guerin, Guy Griffin, Keith Wier (dos Quireboys); Phil Martini e Ronnie Garrity (Raw Glory) e o vocalista Joe Eliott (Def Leppard). Os músicos originais não apenas sabem do conjunto como apóiam o projeto. Em 2009, antes mesmo dos rapazes se aventurarem na gravação de My Re-Generation (2011), o Down n Outz abriu um show do Mott The Hoople no Hammersmith Apollo.

Produzido pelo proprio Joe Eliott e gravado no seu próprio estúdio de gravação, o álbum mantém a sonoridade setentista. As musicas não foram modernizadas. Não há batida dance, vocal rapper, nem nada do tipo. O que temos aqui é guitarra, baixo, bateria, voz e um piano em algumas músicas. Ian Hunter nunca foi de fazer malabarismos com a voz, sendo assim a voz de Eliott se encaixa como uma luva.

Músicos continuam sua homenagem ao Mott The Hopple

Outra diferença que os fãs de Def Leppard devem sentir é em releção aos shows. Se o seu grupo principal está acostumado a tocar em arenas, utilizar samplers e, por vezes, recursos visuais como raio laser; aqui é exatamente o oposto. Quem já teve a oportunidade de assistir ao DVD Down n Outz: Live At The Hammersmith Odeon (que é justamente o registro de quando abriram o show de seus ídolos), sabe que o show é extremamente simples. Apenas os musicos no palco e nada mais.

Há algumas diferenças nos arranjos, mas nada que faça os fãs de Ian Hunter se descabelarem. "Rock n´ Roll Queen", por exemplo, foi pouca coisa acelerada, teve a inclusão de piano. O refrão ficou com uma vibe meia Lynyrd Skynyrd. Ou seja, 70´s total. "One Of The Boys" ganhou um swing meio stones. Um dos grandes diferenciais acredito que seja Joe Elliot mesmo. Gosto muito do estilo dele. Sou até mais fã dele do que do Ian Hunter, mas ele tem estilo de cantar diferente. Mais melódico, voz mais áspera. Em uma faixa como "The Journey", por exemplo, nota-se bem essa diferença. Por mais que tente manter a linha vocal o mais proximo possivel, não consegue manter o tom melancolico. Mesmo assim, fez um ótimo trabalho vocal.

No Down n Outz, valem também músicas dos projetos paralelos dos musicos do Mott The Hoople. Aqui trouxeram 2 faixas de Mott. A tentativa de continuarem sem Ian Hunter. Os discos na época passaram meio que batidos. Mesmo assim, apostaram em 2 faixas desse período: "Stiff Upper Lip" (não confundir com a do AC/DC) e "Broadside Outcasts". Mott The Hoople foi um dos grandes nomes do glam rock nos anos 70. Aqui no Brasil eles são muito lembrados pela faixa "All The Young Dudes". Sim, aquela do David Bowie, do Bruce Dickinson. Exatamente, aquela que o Dominó fez versão. Quem sabe esse projeto não desperta interesse nos jovens de irem um pouquinho mais à fundo na discografia dos caras. Eu já estou correndo atras...

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:

01) Rock n Roll Queen
02) Stiff Upper Lip
03) Marionette
04) One Of The Boys
05) Whizz Kid
06) Violence
07) The Journey
08) Drivin´ Sister
09) The Original Mixed-Up Kid
10) Crash Street Kids
11) Broadside Outcasts
12) The Revenge Of The Shipwrecked Hedgehog