terça-feira, 17 de maio de 2016

Fresno – 15 Anos Ao Vivo (2015):



Por Davi Pascale

Para a alegria de muitos e o ódio de muitos, os caras sobreviveram. Fresno comemora 15 anos de estrada com DVD ao vivo. Apresentação é bem produzida e deve agradar os seus fiéis seguidores.

Depois de inúmeras promessas, finalmente foi lançado o primeiro DVD ao vivo da banda gaúcha. Os fãs à muito esperavam por esse material. E os músicos fizeram valer. Os garotos entregaram um show super bem desenvolvido com um setlist bem longo. O show ultrapassa as duas horas.

Esse é o primeiro DVD ao vivo dos rapazes, mas não é o primeiro DVD da banda. Em 2009, a Universal Music colocou no mercado o vídeo O Outro Lado da Porta. Com produção de Rick Bonadio, o vídeo apresentava os garotos tocando ao vivo dentro do estúdio. O repertório focava nos seus dois álbuns mais recentes até então, Cyano e Redenção. Aqui, o foco é Infinito, Revanche e Eu Sou A Maré Viva.

Realmente, o Fresno atual é bem diferente do Fresno dos primeiros anos. Os arranjos dos novos trabalhos são mais densos, mais pesados, mais trabalhados e isso reflete no palco. Por ser o primeiro registro de um show, deixaria seus hits no set. Não teria deixado músicas como “Polo” e “Uma Música” de fora. Também gostaria de ter visto “Crocodilia” (Cemitério das Boas Intenções). Quem sabe na próxima...

Músicos compensam espera com show longo

Os grandes destaques da banda ficam por conta do baterista Thiago Guerra e do cantor Lucas Silveira. Thiago toca com vontade e faz umas quebradas de tempo interessantes. A guitarra de Lucas é simples, mas o rapaz toca com segurança. O destaque, contudo, fica por conta de seu trabalho vocal. Se sua voz não tiver sido remexida em estúdio, o rapaz é bem afinado e alcança algumas notas relativamente altas.

O show está bem montado. Os meninos tiveram toda uma preocupação em criar imagens de fundo para serem exibidas no telão, samplers com efeitos. Emicida aparece aqui pelo telão. O rapper não se junta à eles no palco. Como não morro de amores pelo trabalho do rapaz, para mim, sua participação é algo que tanto faz, tanto fez. A Iluminação também estava certinha. Um momento bem bacana foi o set acústico com “Alguém Que Te Faz Sorrir” e “Duas Lágrimas”. Ficou bem interessante.

A plateia é outro grande destaque do show. O público do Fresno tem aquela devoção que o púbico do Legião, do Engenheiros ou do Los Hermanos têm/tinham. Ou seja, eles conhecem todas as letras, nota por nota, independente de ser uma canção velha ou nova. E independente de ter sido um hit ou não.

O repertório tem bastante música bacana. As músicas estão bem tocadas, bem cantadas e o DVD está bem gravado. Quem curte o som dos caras, realmente não têm do que reclamar. O único senão (não tem jeito, sempre tem um) é o material do making of. Muito curto e pouco acrescenta. Os músicos parecem ser simpáticos, pareciam satisfeitos com o show que haviam realizado, mas não tem nada que te faça arregalar os olhos diante do televisor. Mas como o assunto principal aqui é o show, a aventura é extremamente válida.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Bem Produzido

Faixas:
      01)   Intro + A Prova de Balas
      02)   Die Lüge
      03)   Manifesto feat. Emicida
      04)   A Minha História Não Acaba Aqui
      05)   Desde Quando Você Se Foi
      06)   Eu Sei
      07)   Sobreviver e Acreditar
      08)   Redenção
      09)   Diga, Parte 2
      10)   Deixa o Tempo
      11)   Eu Sou Maré Viva
      12)   Alguém Que Te Faz Sorrir
      13)   Duas Lágrimas
      14)   Relato de Um Homem de Bom Coração
      15)   Milonga
      16)   O Resto é Nada Mais
      17)   Infinito
      18)   Acordar
      19)   Quando Crescer
      20)   Vida (Biografia em Ré Menor)
      21)   Maior Que As Muralhas
      22)   Quebre as Correntes
      23)   Onde Está
      24)   Revanche

      25)   Making of (Bônus)