quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Humberto Gessinger – Louco Pra Ficar Legal (2016):

ESTOU DE FÉRIAS. POR CONTA DISSO, ATÉ O DIA 15 DE NOVEMBRO, O BLOG RIFF VIRTUAL REPRISARÁ ALGUMAS MATÉRIAS. APÓS ESSA DATA, RETORNAREI COM TEXTO INÉDITO. LET´S ROCK!!!
 
Por Davi Pascale
 
Humberto Gessinger segue em frente, olhando para o passado, mas nem tanto. Seu novo trabalho é de regravações, mas não de grandes sucessos. Pelo contrário, optou por resgatar clássicos esquecidos. 2 canções, 2 fases distintas.
 
O Engenheiros do Hawaii teve diferentes fases. Diferentes formações buscando diferentes caminhos, ainda que mantivessem a essência. Sempre em transformação, buscaram inspiração na música gaucha, no rock progressivo, na MPB, sem se afastar do pop. Gravaram com guitarras, violões, gaitas, sanfonas. Experiências infinitas dentro de um campo bem delimitado. 
 
Louco Pra Ficar Legal, traz canções do passado, mas na linguagem do hoje. Até mesmo o formato de divulgação foi apostando no presente. As músicas foram divulgadas, inicialmente, nas plataformas digitais. Se nos anos 80, a garotada descobria as novas canções nas baladas e nas rádios, hoje é através dos streamings, dos downloads. O compartilhamento em cassete cromático cedeu espaço ao compartilhamento digital. Outros caminhos, mesma frequência.
 
Abusando das várias variáveis, resgata o passado na hora de presentear o publico no formato físico. Humberto retorna ao tempo do vinil, mais precisamente do compacto. Uma espécie de minivinil com os singles. Formato que as gravadoras utilizavam para testar os artistas na mesma década de 80. Só que não há mais necessidade de testar nada. Seu publico já está consolidado.
Humberto Gessinger lança compacto com 2 regravações do Engenheiros
 
Talvez seja uma questão de urgência. Utilizar as plataformas do presente para não perder o que conquistou no passado. Os arranjos vão no mesmo sentido. “Pra Ficar Legal”, mantém a simplicidade do arranjo original, só que ainda mais urgente. Mais pesada, mais cadenciada. A inserção de gaitas dylanescas, ressalta a veia pop, resgata ecos do passado. Mais um dos inúmeros caminhos dessa infinta highway...
 
Humberto Gessinger entra numa máquina do tempo e relembra a época de Minuano. Época dominada pelo retorno do pop às rádios, pela consagração da MTV. Início de nova fase em sua carreira. Seu primeiro trabalho com um tecladista fixo. Seu primeiro trabalho sem a presença do velho companheiro Carlos Maltz. Início de uma nova etapa em sua trajetória.
 
“Faz Parte” mantém o lado cru. Junta as guitarras do rock com a melodia do pop. Com menos backings, sem teclados, mostra o músico mais direto, despido de inserções tecnológicas, como se estivesse registrando um ensaio. Louco Pra Ficar Legal divulga uma nova excursão. O início de mais um capítulo nessa longa história... 
 
Nota: 8,0 / 10,0
Status: Visceral
 
Faixas:
      01)   Pra Ficar Legal  
      02)   Faz Parte