quinta-feira, 24 de julho de 2014

The Red Jumpsuit Apparatus - 4 (2014)

Por Rafael Menegueti

The Red Jumpsuit Apparatus - 4
Há algumas semanas, falei aqui sobre essa banda Americana que faz post-hardcore de ótima qualidade. O grupo estava pra lançar “4”, seu quarto álbum de estúdio. O disco foi lançado oficialmente em 4 de julho, e a banda ainda disponibilizou não apenas ele como toda a sua discografia para download de graça em seu site (basta clicar aqui ). Nada mais justo então, do que falar sobre esse novo lançamento da banda.

“4” não foge do que a banda vinha fazendo em seus trabalhos anteriores. Rock cristão, com temperos de metalcore, punk e uma energia típica de bandas adolescentes. O vocalista Ronnie Winter continua dando seus gritos em meio a melodias que andam do mais suave ao mais pesado e típico punk pop (algumas pessoas devem odiar esse termo, mas ele soa perfeito para essa banda).

A música que abre o disco é “Grim 2.0”. a faixa é uma espécie de segunda parte de “Grim Goodbye”, faixa presente no primeiro álbum da banda como bônus. Assim como a primeira, “Grim 2.0” é longa, tem uma estrutura parecida e varias mudanças de andamento e ritmo. A faixa tem momentos pesados e mais suaves, e dita como será o disco que o ouvinte está começando a conhecer.

Em seguida vem “Califórnia”, faixa mais animada, como o nome já sugeriria, e com um refrão bem pegajoso. Ouvindo o disco, nem parece que o grupo passou por algumas mudanças de formação desde “Am I the Enemy”, último disco da banda. Os músicos estão entrosados e continuam mostrando que sabem o que fazem. “The Right Direction”, primeiro single desse trabalho é sem duvida uma das faixas mais fortes do disco. O tipo de música que facilmente conquista o ouvinte.

The Red Jumpsuit Apparatus
O disco consiste principalmente de faixas rápidas e diretas. Poucos momentos do álbum soam leves ou melosos. Nada de sonoridade muito emotiva. “You’re the Mocking Jay” tem muito peso e é carregada por uma forte bateria. “Not My Style” tem uma pegada mais próxima de um hard rock, mas sem perder a essência hardcore. E “ignorance Is Bliss” tem um ar andamento acelerado e agitado. O disco só volta a apresentar faixas menos agressivas e mais radiofônicas em “Other Side”. Já “I Know, Right?” é enérgica e tem uma ótima melodia e refrão. O disco encerra com a baladinha “Jesus Is My Rock Star”, levada por piano e arranjos de cordas, com os vocais de Ronnie Winter completando a melodia, com uma letra que pode ser considerada a primeira faixa realmente gospel da banda.

Com “4”, eu presumo que o The Red Jumpsuit Apparatus esteja firmando cada vez mais seu estilo. Faixas rápidas, simples e pesadas, com mensagens reflexivas e cheias de sentimento e referencias religiosas. Não pense você que ela é uma banda pra cristãos apenas. Seu som é bem abrangente a ponto de agradar qualquer fã desse estilo sem esforço. O disco não é nenhuma obra prima, mas cumpre seu papel na historia dessa banda da flórida.

Nota: 8/10
Status: enérgico

Faixas:
1."Grimm 2.0"
2."California"
3."The Right Direction"
4."Who Do You Work For?"
5."It Was You"
6."You're the Mocking Jay"
7."Not My Style"
8."Ignorance is Bliss"
9."Other Side"
10.""I Know, Right?""
11."JIMRS (Jesus Is My Rock Star)"