domingo, 18 de fevereiro de 2018

Iron Maiden – The Book of Souls: Live Chapter (2017):



Por Davi Pascale

Ícone do heavy metal lança novo trabalho ao vivo. Mesclando músicas de seu mais recente álbum com clássicos oitentistas, grupo britânico agrada sua legião de fãs. Gravado em diferentes cantos do mundo, álbum apresenta faixas gravadas aqui no Brasil.

Iron Maiden é aquele caso clássico: ame ou odeie. Não há meio termo. Assim como também não há meio termo em suas performances. Mesmo com alguns pontos baixos em sua discografia (algo normal na trajetória de uma banda longínqua), os músicos nunca fraquejaram em cima do palco. Os músicos sempre deram 100% de si em suas performances e isso fica claro durante a audição do novo álbum.

Algo que não podemos deixar de notar. Não apenas a banda apresenta um gás invejável, como seu vocalista, o icônico Bruce Dickinson, continua com a voz incrivelmente forte. Nessas horas que gostaria que o álbum tivesse sido gravado em uma única noite. Assim poderia constatar se ele ainda mantém a força de sua voz do início ao fim da apresentação. As músicas são todas incrivelmente altas e ele não é mais um garotinho... De todo modo, sua performance aqui é irretocável.


Ok. Álbum ao vivo do Iron Maiden não é mais uma novidade já tem um tempo, mas o fato de ter sido gravado durante a divulgação de um trabalho de inéditas ajuda a manter um certo frescor. Afinal, no repertório de 15 sons, 6 vieram de seu novo disco. Dessas, as minhas preferidas são as 2 primeiras, as empolgantes “If Eternity Should Fail” e “Speed of Light”.

Como esse é um registro da ultima gira, sim, você irá ouvir alguns clássicos que já foram gravados inúmeras vezes como “Wratchild”, “Iron Maiden”, “The Number Of The Beast”, “The Trooper”, mas a qualidade das composições faz com que sua audição seja satisfatória. Sejamos francos, canções como “Number” e “The Trooper” são clássicos não apenas da donzela, mas do heavy metal.

Algo muito bacana é que foram resgatados alguns daqueles clássicos que seus fãs amam, mas que o ouvinte de ‘greatest hits’, provavelmente, não manja como “Powerslave” e “Children Of The Damned”. Outra sacada legal foi eles terem alterado o bis. Sim, “The Number of The Beast” continua lá abrindo a parte final, mas não temos mais “Hallowed Be Thy Name”, nem “Running Free” ou “Sancutary”. Essas foram alteradas por “Blood Brothers” e “Wasted Years”. Gostei da ousadia, agora só falta trocar “Number” de lugar. Concordo que ela não pode ficar de fora do show, mas que tal abrir um show com ela? Já pensou a empolgação da galera?


A banda continua impecável. Não importa se você faz parte do grupo que os ama ou do grupo que os odeia, mas é fato que os caras sempre foram extremamente profissionais. Steve Harris continua seguro como sempre, Nicko McBrain está cada vez mais preciso, o trabalho de guitarras continua cativante. Tanto Adrian Smith, quanto Dave Murray são bons de solo.

Os fãs brasileiros foram lembrados, mais uma vez, pelos músicos. “Fear Of The Dark”, uma das musicas favoritas do público brasileiro, foi registrada em Porto Alegre, enquanto “Wasted Years” traz um registro no Rio de Janeiro. Realmente, muito bacana.

Em um primeiro momento, muitos podem ter uma impressão errada de que 15 músicas é pouco. Não vemos nos esquecer que estamos falando de uma banda que adora escrever canções de 7, 10, 13 minutos de duração. O show não é muito curto não...

The Book of Souls: Live Chapter mostra uma banda afiada com um ótimo repertório em mãos. A qualidade de gravação, conforme de se esperar, é impecável. Para quem é fã dos rapazes, o trabalho é imperdível.

Nota: 9,0 / 10,0

Faixas:

CD 1:
      01)   If Eternity Should Fail
      02)   Speed of Light
      03)   Wratchild
      04)   Children Of The Damned
      05)   Death Or Glory
      06)   The Red And The Black
      07)   The Trooper
      08)   Powerslave

CD 2:
      01)   The Great Unknown
      02)   The Book of Souls
      03)   Fear Of The Dark
      04)   Iron Maiden
      05)   The Number Of The Beast
      06)   Blood Brothers
      07)   Wasted Years