segunda-feira, 18 de abril de 2016

Foo Fighters – Five Songs and A Cover (2005):



Por Davi Pascale

Hoje, trago uma dica aos colecionadores. Revirando minha estante me deparei com esse CD que não ouvia há algum tempo e, por alguma razão, achei que deveria escrever sobre ele. Vamos lá...

Five Songs And a Cover não é um bootleg. É um álbum oficial. Um EP, para ser mais exato, que foi criado como um produto exclusivo para a rede Best Buy. É comum a Best Buy ou a Walmart conseguirem edições exclusivas com faixas bônus, embalagem diferente, ou até mesmo um lançamento exclusivo como é o caso aqui.

O CD foi lançado na época de In Your Honor, as músicas são todas desse período. Justamente por ser um EP, o disco não é comprido. Pelo contrário, é bem curtinho. 23 minutos. Mas são 23 minutos bem bacanas. Para montar esse disquinho, recorreram aos singles da época. É comum que os CDs singles tragam material inédito. Música que ficou de fora, versão demo, remix, versão ao vivo exclusiva. Com o Foo Fighters não é diferente. Aqui, se utilizaram dos singles Resolve, Best Of You e DOA.

O álbum abre com uma versão ao vivo de “Best Of You”, gravada em 2005 na Noruega. A versão é explosiva e traz as guitarras falando alto e um Dave Grohl totalmente endiabrado, cantando com uma puta vontade. Versão empolgante, ainda que com um arranjo bem próximo ao disco. Na sequência temos uma versão demo de “DOA”. A essência da música já estava aqui. O arranjo era bem similar e contava com a mesma linha vocal do disco. Entretanto, era mais crua, sem contar com as quebradas de tempo, uma bateria mais simples e sem os efeitos vocais ainda. Encerrando a primeira metade, temos a versão de estúdio de “Skin And Bones”, faixa que daria nome ao trabalho seguinte.

Disco foi criado para a rede Best Buy
“World” e “FFL” são duas faixas inéditas que haviam sido lançadas somente nos singles. “World” é aquela balada que começa lenta para depois explodir lá pelo meio da música, assim como ocorreu em “February Stars” (The Colour And The Shape). Boa faixa! “FFL” já é mais pesada, mais porrada, deixando em evidência sua influência punk. “I Feel Free” é o cover que eles se referem no título do disco. Foi gravada originalmente pelo Cream. A versão é bem fiel à original com direito à palminhas, piano de fundo e a preocupação de manter a harmonia vocal. Ficou interessante.

Como se trata de um disco oficial, a qualidade de som é espetacular. A única reclamação é que o disco não tem encarte. Não custaria colocar as letras das músicas, a explicação de onde foram lançadas pela primeira vez e a razão do álbum. De todo modo, é um disco bem interessante para se ter na coleção. Corra atrás. É possível encontrar nos ebays da vida.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Best Of You (Live)
      02)   DOA (demo)
      03)   Skin And Bones
      04)   World (Demo)
      05)   I Feel Free (Cream Cover) 
      06)   FFL