segunda-feira, 11 de abril de 2016

George Fest: A Night to Celebrate – The Music of George Harrison (2016):



Por Davi Pascale

Novo álbum tributo ao George Harrison? Isso mesmo! Em 2003 foi lançado o (ótimo) Concert For George. O lineup trazia músicos que eram amigos e participaram da carreira de George em algum momento. Gigantes como Eric Clapton, Billy Preston e Gary Brooker deram as caras no evento. Além, é claro, de Paul McCartney e Ringo Starr. O show, produzido pelo amigo Jeff Lynne, havia sido realizado na Inglaterra, terra natal dos Beatles. Aqui, a história é diferente...

Esse novo espetáculo foi produzido por Dhan Harrison, filho do guitarrista. E, dessa vez, resolveu gravar nos Estados Unidos. O garoto explicou que houve uma cobrança de um concerto nos Estados Unidos, na ocasião do outro show, mas acabou não acontecendo. Muitos acreditavam que o Madison Square Garden seria o local adequado para o evento, já que o histórico Concert for Bangladesh havia sido registrado ali. Reparando que várias músicas marcantes de seu pai haviam ficado de fora do primeiro concerto, o garoto resolveu aceitar o desafio mais de uma década depois. Optou por fazer tudo diferente dessa vez. Resolveu convidar músicos de sua geração e realiza-lo em um local pequeno. O lugar escolhido? O The Fonda Theater, em Los Angeles, com capacidade para apenas 1.200 pessoas.

Norah Jones se destaca no show
Embora a ideia seja em focar em artistas de sua geração, há alguns mais antigos. Ian Astbury (The Cult), Ann Wilson (Heart), Perry Farrell (Jane´s Addiction), além do lendário Brian Wilson (The Beach Boys) dão as caras por aqui. Entre esses; Ann Wilson e Perry Farrel são os que roubaram a cena com performances apaixonantes.

O repertório é bem abrangente. Passa pela fase dos Beatles, do Traveling Wilburys, de sua carreira-solo. Vai de All Thing Must Pass à Brainwashed. Os arranjos, em sua maioria, foram realizados bem próximos à versão original. Portanto, o foco maior acaba sendo nos vocalistas mesmo. Curioso notar que alguns solos e algumas passagens de bateria foram simplificadas. Que o diga a bateria de “Something”. É nessas horas que caem por terra as teorias que muitos haters sustentam de que Ringo não sabe tocar. Se fosse tão simples, o cara teria feito igual, certo?

Se o baterista fica a dever em “Something”, o mesmo não podemos dizer do trabalho vocal de Norah Jones. Uma das melhores performances do show. Brandon Flowers (The Killers) chama a atenção em “I Got My Mind Set On You”. A versão de “Handle With Care” ficou matadora. Dhan também se sai muito bem na versão de “Savoy Truffle”.

O ponto baixo fica por conta da fraquérrima apresentação de Butch Walker em “Any Road”. A performance de Brian Wilson me deixou com um gostinho de esperava mais também. Ok, o cara é uma lenda, mas há momentos mais inspirados dele do que o apresentado aqui. Contudo, no geral, o show é excelente. As músicas estão bem tocadas, o repertório é matador. Quem é um grande fã de George Harrison ou dos Beatles deve ter em sua coleção. E se liga que o material está saindo em vídeo também...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Consistente

Faixas:
CD 01:
      01)   Introduction
      02)   Old Brown Shoe (Conan O Brien)
      03)   I Me Mine (Britt Daniel)
      04)   Ballad Of Sir Frankie Crisp – Let It Roll (Jonathan Bates)
      05)   Something (Norah Jones)
      06)   I Got My Mind Set On You (Brandon Flowers)
      07)   If Not For You (Heartless Bastards)
      08)   Be Here Now (Ian Astbury)
      09)   Wah-Wah (Nick Valensi)
      10)   If I Needed Someone (Jamestown Revival)
      11)   Art of Dying (Black Rebel Motorcycle Club)
      12)   Savoy Truffle (Dhani Harrison)
      13)   For You Blue (Chase Cohl)
      14)   Beware of Darkness (Ann Wilson)

CD 02:
      01)   Let It Down (Dhani Harrison)
      02)   Give Me Love – Give Me Peace on Earth (Ben Harper)
      03)   Here Comes The Sun (Perry Farrell)
      04)   What Is Life (Weird Al Yankovic)
      05)   Behind That Locked Door (Norah Jones)
      06)   My Sweet Lord (Brian Wilson)
      07)   Isn´t a Pitty (The Black Ryder)
      08)   Any Road (Butch Walker)
      09)   I´d Have You Anytime (Karen Elson)
      10)   Taxman (Cold War Kids)
      11)   It´s All Too Much (The Flaming Lips)
      12)   Handle With Care (Brandon Flowers, Britt Daniel, Dhani Harrison, Jonathan Bates, Wayne Coyne, Weird Al Yankovic)
      13)   All Things Must Pass (Ann Wilson, Dhani Harrison, Karen Elson, Norah Jones)