segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Paul McCartney And Wings – Rockshow (2013):





Por Davi Pascale

Lançado originalmente na Super Deluxe Edition de Wings Over America, show histórico de Paul McCartney retorna ao mercado depois de 3 décadas fora de catálogo. Com faixas inéditas, trata-se de um registro histórico. Uma das poucas imagens de concerto que existe do período do Wings.

Em 1976, Paul McCartney se encontrava em um ótimo momento. Seu grupo, Wings havia conquistado de vez crítica e público. Já possuíam vários hits. Finalmente, começava a criar asas longe dos Beatles. Agora, as pessoas não saíam mais de casa para assistirem ao novo grupo do ex-Beatle. E, sim o show do Paul McCartney. Ou até mesmo, do Wings.

Isso pode parecer bobo para alguns, mas certamente é tudo que um artista deseja quando se lança em uma nova empreitada. Ser reconhecido pelo que está fazendo e não por algo que fez no passado. A tarefa nunca é fácil, ainda mais quando você fez parte de uma das bandas mais influentes do século XX. E, mais ainda, quando você era um dos cabeças da banda. A situação certamente era difícil. Alguns diriam que seria impossível, mas o cara conseguiu.

O show dessa época era bem diferente dos shows que assistimos atualmente. A produção de palco era infinitamente mais simples. Não havia pianos subindo e descendo do palco. As explosões de fogos em “Live And Let Die” pareciam aquelas bombinhas que a criançada joga na rua nas festas de fim de ano. A banda, por outro lado, era muito maior. Nesta turnê, haviam 9 músicos no palco. Além de Denny Laine, Jimmy McCulloch, Joe English, Linda McCartney e, é claro, Paul McCartney, havia ainda um grupo de metais formado por 4 pessoas (Tony Dorsey, Howie Casey, Steve Howard e Thaddeus Richard).

Produção de palco era bem mais simples

A apresentação, ainda que tivesse um beatle como líder, era um show de banda. Os guitarristas Denny Laine e Jimmy McCulloch interagiam com a plateia e até cantavam no espetáculo. Laine, aliás, cantava não apenas 1, mas 4 músicas. Mais do que isso, não ficava limitado às guitarras e baixo (quando Paul ia para o piano), mas se arriscava também no piano e na gaita.

McCartney passeia pelo baixo, pelo violão e, como já citado, pelo piano. Aqui não se arrisca nas guitarras. Atualmente, é comum chover músicas dos Beatles no repertório. Aqui, apenas 5. Durante os primeiros anos, McCartney se negava a cantar faixas dos rapazes de Liverpool. Não queria ficar na sombra de ex-Beatle. Aqui, já se sentia confiante para cantá-las, ainda que em número reduzido. O profissionalismo, contudo, já era o mesmo. O musico demonstrava confiança, independente do instrumento que estivesse executando. A banda de apoio era ótima também.

Gravado em Seattle durante a Wings Over America Tour, que rendeu um LP triplo no ano anterior, o filme foi lançado somente alguns anos mais tarde. Chegou aos cinemas, mais precisamente em 1980. Sua última edição foi a tiragem em LD, o velho videolaser, ainda nos anos 80. De lá para cá, nenhuma nova prensagem foi realizada. Apenas algumas poucas músicas no DVD McCartney Years. O Show completo, contudo, é a primeira vez em mais de 30 anos que chega ao mercado. Na verdade, completo mesmo, é a primeira vez. Essa nova versão conta com 7 faixas adicionais. Entre elas, os clássicos “My Love” e “The Long And Winding Road”.

O único senão mesmo é a quantidade reduzida de extras. Apenas um pequeno filme de 10 minutos, "A Very Lovely Party", com algumas poucas imagens de bastidores e o depoimento de alguns espectadores. As imagens mais interessantes são as visitas de Elton John e Ringo Starr ao camarim. Ainda que fique com áudio do show por cima, não lembrava de ter lido que eles estavam no concerto. Interessante! Com ótima qualidade de imagem, esse vídeo torna-se um registro indispensável na coleção de novos e velhos fãs.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
      01)   Venus & Mars / Rock Show/ Jet
      02)   Let Me Roll It
      03)   Spirits Of Ancient Gypsy
      04)   Medicine Jar
      05)   Maybe I´m Amazed
      06)   Call Me Back Again (primeira vez em video)
      07)   Lady Madonna (primeira vez em video)
      08)   Long And Winding Road (primeira vez em video)
      09)   Live And Let Die
      10)   Picasso´s Last Words (primeira vez em video)
      11)   Richard Coury (primeira vez em video)
      12)   Bluebird
      13)   I´ve Just Seen a Face
      14)   Blackbird (primeira vez em video)
      15)   Yesterday
      16)   You Gave Me The Answer
      17)   Magneto And The Titanium Man
      18)   Go Now
      19)   My Love (primeira vez em video)
      20)   Listen To What The Man Said
      21)   Let ´Em In
      22)   Time To Hide
      23)   Silly Love Songs
      24)   Beware My Love
      25)   Letting Go
      26)   Band On The Run
      27)   Hi Hi Hi
      28)   Soily
      29)   A Very Lovely Party (Bonus)