terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

“Imaginaerum” by Nightwish (Filme, 2012)

Por Rafael Menegueti


Enquanto os fãs de Nightwish esperam ansiosamente pelo novo álbum (eu incluído), decidi entretê-los com algo que muitos deles devem amar: o filme “Imaginaerum”, que foi inspirado a partir do álbum de mesmo nome da banda finlandesa. O filme, co-escrito pelo tecladista Tuomas Holopainen, traz uma trilha sonora composta por trechos e releituras das canções do álbum, com uma historia fantástica repleta de efeitos especiais e personagens com os quais os fãs da banda se identificam muito. Dirigido por Stobe Harju e filmado no Canada, o filme foi lançado em novembro de 2012 e ainda conta com as aparições dos próprios membros do Nightwish (ainda com Anette Olzon na época).

Vale lembrar que a intenção do filme não é ser um clipe gigante, como algumas pessoas poderiam imaginar. O filme foi criado e produzido de modo que ele possa ser apreciado independentemente do álbum. Ou seja, você não precisa ter ouvido a música do Nightwish, ou sequer ser fã da banda, para conseguir entender e gostar do filme. E isso foi um enorme acerto da produção.

A história do filme gira em torno de Tom, um velho músico (interpretado pelo próprio Tuomas Holopainen em sua fase adulta) que luta dentro de sua própria mente para recuperar as suas memórias, deterioradas por uma doença. Ao mesmo tempo, sua filha busca encontrar algo que indique que seu pai, em algum momento, ainda se importaria e se lembraria dela.

Cena do filme
Apesar do visual, que chega a lembrar produções da Disney, ou de Tim Burton no começo (muito por conta do boneco de neve que antagoniza o filme), o filme não é exatamente para crianças. A temática por vezes é bem melancólica e pesada, com diálogos e cenas que tratam de assuntos como rancor, magoa, isolamento, depressão e abandono. Contudo, o filme não chega a ser triste, e traz uma bela mensagem sobre a vida e uma reflexão sobre o modo como encaramos nossa própria história.

A trilha sonora é um capitulo a parte na produção. Baseada nas músicas do disco, as composições são o tipo de arranjos sinfônicos criados por Tuomas, sempre com um toque de filmes de fantasia e aventura que permeiam a imaginação das pessoas. Durante o filme, as músicas “Slow, Love, Slow” e “Scaretale” aparecem sendo parcialmente tocadas pela banda, em cenas bem interessantes e que devem empolgar os fãs da banda. Outra faixa que aparece parcialmente executada é “The Crow, The Owl and The Dove”. A trilha sonora completa do filme foi lançada em um CD na mesma época.

A banda toda aparece no longa, inclusive Anette, que já havia saído na época do lançamento
Então fica a dica. “Imaginaerum” é o tipo de filme que promete agradar fãs de fantasia, drama e quem gosta de longas cheios de efeitos especiais, trilha sonora empolgante e, claro, fãs de Nightwish. Ótima opção de entretenimento.