quinta-feira, 13 de julho de 2017

Nightwish – Vehicle of Spirit Blu-ray + CD (2017):



Por Davi Pascale

“A Volta ao Topo”

É sempre difícil perder o vocalista. Ainda mais quando essa pessoa é um dos principais diferenciais do grupo e fato de adoração entre seus seguidores. Esse era exatamente o caso de Tarja Turunen. A saída (ou expulsão, como preferir) foi polêmica e escandalosa. O que era para ser tratado entre 4 paredes foi levado à público, o que complicava ainda mais o caso da banda, especialmente do tecladista Tuomas Holopainen. Anette Olzon teve que segurar três broncas: o fato de substituir uma voz marcante, o fato de apresentar um novo estilo vocal com um alcance mais baixo e o fato de encarar um período extremamente turbulento. A situação não foi fácil e a moça acabou fora da banda. Dessa vez, de uma maneira menos tumultuada. E eis que entra a cultuada Floor Jansen.

Mais uma vez, situação difícil. Muitos fãs não aceitavam o rumo que a banda estava tomando. Além de terem deixado claro que não estavam muito dispostos à aceitar mudanças radicais. Prova disso foi a turnê brasileira de Dark Passion Play, onde Anette entregou uma performance extremamente digna e mesmo assim foi vaiada por parte da plateia. Precisavam de alguém que fosse capaz de cantar limpo e lírico, que tivesse um bom alcance, que tivesse carisma e que estivesse disposta à seguir os comandos do professor Pardal. Não sei como está a parte de seguir os comandos (a moça tem um temperamento difícil), mas no resto Floor tira de letra. E ainda tem mais um ponto a seu favor. Ela já tinha o respeito dos headbangers e já era um nome conhecido na cena, graças ao seu trabalho ao lado do saudoso After Forever. A rejeição por uma nova cara foi por água abaixo quase de imediato...

Tarja continua sendo a voz mais potente que já passou pelo conjunto. Prova disso está no repertório escolhido. Tanto no setlist dos 2 shows apresentados aqui, quanto no material do extra, quanto do set escolhido para a gravação de Showtime, Storytime, poucas canções de sua fase clássica foram exploradas e boa parte das que foram escolhidas traziam um vocal mais na manha. Agora, claro, não dá para dizer que Floor Jansen seja fraca. Pelo contrário, foi uma das últimas vozes femininas a me chamarem atenção dentro da cena metálica. Não que só tenha surgido gente ruim nos últimos anos, mas foram pouquíssimas as que me cativaram de fato. Está entre minhas cantoras favoritas da cena heavy.



O show mostra que a escolha foi correta. Floor tem uma bela presença de palco, um belo domínio vocal, além de ser uma mulher bonita. Seu estilo casou bem com a proposta do grupo. A banda continua profissional como sempre, onde vale destacar o trabalho de guitarra de Emppu e os vocais cortados de Marco Hietala.  Embora ainda goste mais da pegada de Jukka, não dá para negar o talento de Kai Hahto. O cara interpretou o complicadíssimo set com precisão.

Vehicle of Spirit traz 2 apresentações na íntegra. A primeira, um show sold-out no lendário Wembley Arena, com um repertório mais focado para a fase atual. “Weak Fantasy” e “Yours Is An Empty Hope” crescem nos shows. As músicas da fase Anette ficaram excelentes. “I Want My Tears Back” e “The Poet and The Pendulum” soam explosivas. As da fase Tarja, algumas ficaram muito legais como “Ever Dream” e “Nemo”. Em outras, como “Stargazers”, é aquilo que já disse. É nítido que ela sabe cantar, mas fica claro a distância de potência vocal. Quando canta rasgado, soa única. Quando vai pro lado mais lírico, vemos que não tem a mesma força na voz que tinha a antiga cantora.

O show de Tampere teve algumas músicas alteradas. A inclusão de “Amaranth”, “Sleeping Sun” e, principalmente, "She Is My Sin", me estampou um sorriso no rosto. Mais uma vez, a performance dos músicos é irretocável. Assim, como a qualidade de gravação. Nos extras, temos um motivo para celebrar. A versão escolhida de “Last Ride Of The Day” foi justamente a do Rock in Rio. Mais uma vez, o festival entra na história do heavy metal. (Não vamos nos esquecer que nomes como Motorhead e Iron Maiden também lançaram imagens do lendário festival oficialmente. O Maiden, inclusive, soltou um show na íntegra).

O novo trabalho é a prova de que a banda se reencontrou. Os fãs aceitaram bem a nova vocalista. Os músicos estão com grande entrosamento no palco. Fazia tempo que não via eles com essa gana. Tornaram-se grandes novamente. Só nos resta torcer para que dure. Se conseguirem conciliar os egos, temos uma fase brilhante chegando por aí. Vamos ver no que dá.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Profissional

Show Wembley;
     01)   Shudder Before The Beautiful (CD + DVD)
     02)   Yours Is An Empty Hope (CD + DVD)
     03)   Ever Dream (CD + DVD)
     04)   Storytime (CD + DVD)
     05)   My Walden (CD + DVD)
     06)   While Your Lips Are Still Red (CD + DVD)
     07)   Élan (CD + DVD)
     08)   Weak Fantasy (CD + DVD)
     09)   7 Days To The Wolves (CD + DVD)
     10)   Alpenglow (CD + DVD)
     11)   The Poet And The Pendulum (CD + DVD)
     12)   Nemo (CD + DVD)
     13)   I Want My Tears Back (CD + DVD)
     14)   Stargazers (CD + DVD)
     15)   Ghost Love Score (CD + DVD)
     16)   Last Ride Of The Day
     17)   The Greatest Show On Earth (CD + DVD)

Show Tampere:
     01)   Shudder Before The Beautiful (Apenas no DVD)
     02)   Your Is Am Empty Hope (Apenas no DVD)
     03)   Amaranth (Apenas no DVD)
     04)   She Is My Sin (Apenas no DVD)
     05)   Dark Chest of Wonders (Apenas no DVD)
     06)   My Walden (Apenas no DVD)
     07)   The Islander (Apenas no DVD)
     08)   Élan (Apenas no DVD)
     09)   Weak Fantasy (Apenas no DVD)
     10)   Storytime (Apenas no DVD)
     11)   Endless Forms Most Beautiful (Apenas no DVD)
     12)   Alpenglow (Apenas no DVD)
     13)   Stargazers (Apenas no DVD)
     14)   Sleeping Sun (Apenas no DVD)
     15)   Ghost Love Score (Apenas no DVD)
     16)   Last Ride Of The Day (Apenas no DVD)
     17)   The Greatest Show On Earth (Apenas no DVD)

Extras:
-        Music Clips:
     01)   Weak Fantasy – Vancouver (Apenas no DVD)
     02)   Nemo – Buenos Aires (Apenas no DVD)
     03)   The Poet And The Pendulum – Mexico City (Apenas no DVD)
     04)   Yours Is An Empty Hope – Joensun (Apenas no DVD)
     05)   7 Days To The Wolves – Espoo (Apenas no DVD)
     06)   Sleeping Sun – Masters of Rock (Apenas no DVD)
     07)   Sahara – Tampa Bay (Apenas no DVD)
     08)   Edema Ruth Acoustic – Nightwish Cruise (Apenas no DVD)
     09)   Last Ride Of The Day w/ Tony Kakko – Rock In Rio (Apenas no DVD)
     10)   Élan – Sydney (Apenas no DVD)

-         Richard Dawkins Interview from Wembley