domingo, 24 de maio de 2015

Lynch Mob – Unplugged (2013):



Por Davi Pascale

No início do mês comentei sobre o mais recente álbum do Lynch Mob, o Sun Red Sun. Antes de colocaram esse trabalho para rodar, os rapazes soltaram dois EPS pela mesma gravadora: Rat Pak Records. Um com 4 faixas inéditas (Sound Montain Sessions) e outra com releitura acústica para 4 velhas canções, que é esse Unplugged.

Ao contrário de muitos artistas que apostam nesse tipo de projeto como um retorno à mídia, fazendo shows super produzidos com apoio de algum canal televisivo (nos EUA, os mais comuns são MTV e VH1), os rapazes fizeram justamente o oposto. Registraram apenas 4 canções, tocando ao vivo dentro de um estúdio e filmaram as canções para um programa de internet chamado Live From Sugar Hill Studios. É daí que nasce o material do disco.

O líder do grupo, George Lynch, já estava meio que acostumado com esse tipo de linguagem. Seu outro grupo, Dokken, já havia realizado um trabalho acústico (o ótimo One Live Night), portanto não é de se assustar que o cara roube a cena na apresentação. Até porque é um ótimo músico também. O vocalista Oni Logan também se destaca com uma ótima performance. Fechava o lineup, na ocasião, o baixista Robbie Crane, o percussionista Tyson Sheth e Brian Tichy, que embora seja mais lembrado como baterista, aparece por aqui dividindo os violões com Lynch.

O setlist é fantástico, mas achei estranho não apresentarem nenhuma música do Sound Mountain Sessions, que até então era seu trabalho mais recente. No lugar deles, teria colocado uma canção desse CD para promover o tal novo álbum. Poderia ter entrado no lugar de “Where Do You Sleep At Night” do Smokes & Mirrors. A canção é boa e caiu muito bem no formato acústico, mas não é uma canção essencial. Daquelas que seria um crime deixar de fora. Se bem que em uma apresentação de meia hora, isso aconteceria até pela falta de tempo. As outras 3 faixas vieram do disco que o cantor gravou com os rapazes e que talvez seja o trabalho mais forte de sua carreira: Wicked Sensation.

EP nasceu de programa online

“River of Love” abre o trabalho. O arranjo manteve bastante do original. Mesma linha vocal, mesmos riffs. A diferença está no tempo, um pouco mais lenta, e no solo de guitarra que certamente não tinha como ser adaptado aos violões. O solo, originalmente técnico e veloz, ganhou um ar mais bluesy, que casou bem para a ocasião. Na sequência, temos a já citada “Where Do You Sleep At Night” que ganhou um arranjo mais arrastado. Os backings repletos de harmonia se mantiveram. Oni Logan se destaca aqui cantando com alma. Honestamente, gostei mais do trabalho vocal daqui do que na versão do disco de 2009.

“All I Want” nos leva de volta aos tempos auge dos rapazes e foi uma escolha acertada. A música foi desacelerada um pouquinho e registrada com um tom pra baixo. Não temos mais aqui Oni atacando a voz pra cima no estilo Ray Gillen de ser. Ganhou uma cara mais intimista. Como se estivessem tocando em uma apresentação com um “q” mais intimista. Oni Logan não tem mais a potência vocal de outrora, mas ainda é um belo cantor e se sai bem. Assim como “All I Want”, o clássico “Wicked Sensation” também ganhou essa pegada mais intimista, graças ao trabalho de percussão e ao vocal, mais uma vez menos gritado, mas certamente repleto de emoção. George Lynch se destaca mais uma vez com um bonito solo.

O trabalho se fecha com uma entrevista com os rapazes. No programa online, rola um bate papo com os músicos após a apresentação. E é exatamente essa conversa que está aqui. Um pouco mais prolongada do que a edição em vídeo. Diversão garantida. Pode ir sem medo!

Nota: 8,0/10,0
Status: Intimista e inspirado

Faixas:
      01)   River of Love
      02)   Where Do You Sleep At Night
      03)   All I Want
      04)   Wicked Sensation
      05)   Bonus Interview