sexta-feira, 7 de março de 2014

As 20 melhores vocalistas de metal (parte 1)

Por Rafael Menegueti

Dando continuidade à semana da mulher do rock no blog, não podia faltar uma daquelas famosas listas. Como existem muitas listas iguais a essa por aí, decidi fazer essa do meu jeito, com as minhas favoritas. E como eu tenho certa predileção por bandas com vocais femininos, criar essa lista não me deu muito trabalho. O difícil foi deixar alguns nomes que eu também gosto de fora, como Doro, Amy Lee, Leah (solo), Manuela Kraler (ex-Xandria), Heidi Parviainen (Dark Sarah, Ex-Amberian Dawn) e Anneke Van Giersberger (solo, Ex-The Gathering). Vou apresentar a lista em duas partes diferentes, só pra dar um suspense a mais. Aqui vão elas:

20. Anette Olzon (ex-Nightwish)


Anette teve uma passagem de 5 anos pelo Nightwish, e provocou uma certa divisão entre os fãs. Muitos não gostaram dela, talvez por sentirem mais a falta de Tarja. Digo isso porque considero ela uma ótima vocalista. Possui um timbre suave e sabe elevar sua voz nas partes mais agitadas. Agora ela está saindo em carreira solo, para alegria de seus fãs.

19. Mariangela Demurtas (Tristania)


A vocalista italiana sofre do mesmo problema de Anette: teve de substituir uma vocalista querida pelos fãs. No caso, Vibeke Stene, no Tristania. Sua estréia com a banda não foi lá tão bem sucedida. O fraco “Rubicon” não serviu para mostrar sua voz como ela realmente é. Foi apenas no ano passado, no disco “Darkest White”, segundo dela com a banda, que pudemos conferir que ela realmente é uma boa vocalista.

18. Ailyn (Sirenia)


Falei dela aqui nessa semana, mas não podia deixar de fora. Gosto muito da leveza e da melodia que ela carrega na voz. Sua entrada no Sirenia foi o tiro certeiro que Morten Veland precisava dar para a banda seguir em frente. Ailyn ainda fez participação especial com o Serenity, na música “Chevalier”. Curiosamente, antes de integrar o Sirenia, fazia parte de um trio espanhol de cantoras de j-pop chamado “Charm”.

17. Zuberoa Aznárez (Diabulus In Musica)


Outra espanhola na lista, dessa vez da banda Diabulus In Musica. Ela combina um estilo que mistura o lírico com o vocal mais tradicional, bem afinada e que contrasta bem com a pegada mais feroz de sua banda. A banda esta para lançar seu mais novo disco, “Argia”, que, segundo a vocalista, será o melhor trabalho da banda.

16. Marcela Bovio (Stream of Passion)


Mais uma vocalista que fala espanhol. Dessa vez uma mexicana, que integra a banda holandesa Stream of Passion. Marcela tem um estilo bem próximo do que as outras vocalistas de metal sinfônico apresentam. Ela incorpora o canto clássico aliado a uma leveza mais tradicional. Sua banda também é uma das que mais investe em sonoridades mais elaboradas, até incorporando elementos e influencias de outros estilos em certos momentos. O Stream of Passion também vai lançar material novo em abril, “A War of Our Own”, quarto disco da banda. Também já cantou com Ayreon, ReVamp e MaYaN.

15. Vibeke Stene (ex-Tristania, solo)


A norueguesa foi a voz feminina do Tristania durante onze anos. Tem um educação clássica e incorporava o seu canto lírico à pesada e sombria atmosfera sonora do metal gótico do Tristania. Deixou o grupo em 2007, mas para alegria dos seus muitos fãs, anunciou seu retorno em carreira solo no ano passado.

14. Lisa Middelhauve (ex-Xandria)


Lisa cantou na banda de metal sinfônico alemã Xandria até 2008, quando deixou a banda. Ela é conhecida por seu carisma e também pelo seu característico estilo lírico. Mesmo depois de sair do Xandria, seguiu sendo adorada pelos fãs da banda, que a seguem por onde ela for. Curiosamente ela chegou a voltar para o Xandria por alguns shows quando a primeira substituta dela saiu da banda. Apesar de não fazer parte de nenhuma banda desde então, ela segue bem ativa, participando de turnês, discos e apresentações como convidada especial.

13. Sabine Dünser (ex-Elis, falecida em 2006)


Sabine era uma vocalista de estilo próprio, talentosa e que sabia compor canções como poucas. Começou no grupo gótico Erben den Schöpfung, e mais tarde formou o Elis. A banda de Liechtenstein estava se preparando para lançar seu terceiro disco, “Griefshire”, quando Sabine morreu subitamente, vitima de um AVC, aos 29 anos. A banda seguiu em frente dedicando toda a sua obra a ela. Também foi criado um memorial em sua homenagem, pelos fãs e ex-companheiros de banda.

12. Angela Gossow (Arch Enemy)


A próxima da lista se destaca por ser exatamente o oposto de todas as outras da lista. Ao invés de ter uma voz bela, e inserir um tom feminino em sua banda, Angela Gossow do Arch Enemy é conhecida pelos seus impressionantes e selvagens guturais, pela forte presença de palco e por sua personalidade no meio do metal extremo. De longe ela não é uma figura delicada, mas sim uma das mais fortes figuras do death metal, e que elevou seu grupo ao status de uma das maiores bandas do gênero.

11. Lzzy Hale (Halestorm)



Fechando a primeira parte, incluo a poderosa vocalista do Halestorm, Lzzy Hale. Ela começou sua carreira na banda ao lado do irmão e baterista, Arejay, quando ainda era apenas uma adolescente de 13 anos. Do keytar que tocava em suas primeiras composições, ela rapidamente passou para a guitarra, onde sua eficiência como uma frontwoman tornou logo o grupo num grande sucesso. Cheia de entusiasmo, com uma presença de palco impecável e uma voz forte e cheia de personalidade, alem da habilidade com a guitarra, Lzzy conquistou o mundo com sua banda, e o sucesso lhe rendeu não só o reconhecimento do publico, como também da critica. Tanto que o Halestorm já venceu vários prêmios, entre eles o Grammy.