quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Imperial State Electric – Honk Machine (2015):



Por Davi Pascale

Grupo de Nicke Andersson chega ao seu quarto álbum repleto de boas vibrações e com composições inspiradas. Quem gostava de seu antigo grupo e nunca ouviu o trabalho do Imperial State Electric, tem de tudo para se tornar fã.

A banda parece estar crescendo com força total. Em menos de 5 anos, os caras já lançaram 4 discos. Se bem que isso não é novidade para os fãs de Nicke. Sua antiga banda estava sempre lançando alguma coisa. Para aqueles que ainda não se ligaram de quem se trata, o rapaz era o guitarrista/vocalista do The Hellacopters. Suas referências continuam as mesmas. A crueza do punk, as guitarras do Kiss, as melodias do Power Pop. A influência de anos 70 continua falando alto.

Dito isso, não preciso nem falar que em alguns momentos, a sonoridade do The Hellacopters vem à cabeça. Até porque ele também compunha para seu ex-grupo. Faixas como “Anywhere Loud” e “Another Armaggedon” poderiam ter sido gravadas por seus antigos companheiros que seu público não reclamaria.

A jogada do musico sueco é fazer um som contemporâneo, porém com fortes influências da cena setentista. As músicas quase sempre são simples, com poucas notas, porém sempre empolgantes e bem construídas. Nicke nunca foi de ficar cantando notas altíssimas. Seu estilo se mantém. Suas linhas vocais continuam na mesma vibe de sempre. Sem malabarismos e sempre melódicas.

Grupo de Nicke Anderson mantém as referências de seu antigo grupo

“Let Me Throw Away” reflete bem o que estou descrevendo. A canção traz uma forte influência de Rolling Stones (Ainda que seu solo remeta à Lynyrd Skynyrd), mas não soa como um clone de Jagger/Richards. O rapaz desenvolveu um estilo próprio de composição e também de postar sua voz. “Guard Down” traz a crueza do punk rock em evidência, enquanto “Maybe You´re Right” deixa nítido o seu lado beatle e “Lost In Losing You” aponta um riff inicial claramente influenciado por Led Zeppelin. No entanto, basta o cara entrar cantando para que a música tome um novo rumo.

As maiores surpresas estão nas baladas. “All Over My Head” traz uma forte referencia de folk com pandeiro, harmonia vocal e um som mais limpo, sem distorções aqui. O maior diferencial mesmo fica por conta de “Walk On By”, onde deixa perceptível suas influências de black music, especialmente de soul. Contando, inclusive, com um coro feminino por trás. Genial!

Imperial State Electric entregou um álbum sólido, com ótimas composições. Os rapazes fazem um rock de primeira linha com um ótimo trabalho de guitarra e ótimas melodias. Para quem curte rock n roll não muito pesado e para aqueles que eram fãs do The Hellacopters,é um prato cheio. Discaço!

Nota: 9,0/10,0
Status: Sólido e inspirado

Faixas:
      01)   Let Me Throw My Life Away
      02)   Anywhere Loud
      03)   Guard Down
      04)   All Over My Head
      05)   Maybe You´re Right
      06)   Walk On By
      07)   Another Armaggedon
      08)   Lost In Losing You
      09)   Just Let Me Know
      10)   Colder Down Here 
      11)   It Ain´t What You Think (It´s What You Do)