segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Whitford / St Holmes – Reunion (2016):



Por Davi Pascale

Brad Whitford e Derek St Holmes revivem parceria 35 anos depois e fazem um dos grandes álbuns de 2016.

Talvez muitos não se liguem pelo nome, mas quem é amarradão em rock n roll dos anos 70, certamente já ouviu falar muito desses dois. Brad Whitford é um dos guitarristas do Aerosmith. Apesar de Joe Perry ter uma fama maior, musicalmente falando, ele não deve nada ao seu parceiro. Derek St Holmes, por sua vez, ficou conhecido por emprestar voz à banda de Ted Nugent. Fez alguns dos álbuns mais emblemáticos da carreira do rapaz. Entre eles;  Free For All e Catch Stratch Fever.

Apesar dos anos terem se passado, Derek integrou a banda de Nugent no inicinho de tudo, participou da primeira formação, lá por 74, 75, o músico ainda está com sua voz em dia. E não tem truque de estúdio. Assisti recentemente esse projeto deles no Kiss Kruise. O cara ainda canta pra cacete. Chega a ser inacreditável. Nos shows, quem está na bateria é o Brent Fitz ( Slash), no disco quem ficou responsável pelas baquetas foi o Troy Luccketta, mais conhecido por seu trabalho com o Tesla. Ambos, são excelentes músicos.

O álbum aposta em uma hard rock meio anos 70, anos 80. Brad Whitford traz um pouco da sua veia blues ao fazer uso do slide em alguns riffs e solos, mas não há nada que chegue a ser tão blues quanto os primeiros álbuns do Aerosmith. O som aqui tem uma pegada mais pra cima, um clima meio de festa.



O trabalho de guitarra de “Hot For You” tem um q meio Stones, mas o som deles é bem mais pesado do que o praticado pela trupe de Mick Jagger. E o melhor de tudo, as faixas são excelentes. “Shapes” e “Rock All Day” são daquelas que você coloca para tocar de novo e de novo e de novo e de novo.

Reunion segue os moldes antigos. 9 musicas distribuídas em pouco mais de 40 minutos de disco. Os músicos não ficaram preocupados em ir até o limite da duração do CD. A maior preocupação deles foi manter a qualidade do disco. O álbum segue em alto padrão do inicio ao fim.

“Tender In The Night” traz aquelas baladas gostosas, com uma pegada meia John Mellencamp, enquanto “Hell Is On Fire” e “Shake it” convencem e animam até os maiores pessimistas. Em “Gotta Keep On Movin´”, Whitford se destaca com um riff bem anos 70, repleto de feeling.

A dupla já tinha se aventurado em um LP nos anos 80. Fico me questionando porque demoraram tanto para fazer um segundo volume e fico na torcida para que saia um terceiro disco. E claro, para que o próximo não demore tanto. Um dos trabalhos que mais me empolgaram esse ano. Sem brincadeira.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Shapes
      02)   Tender In The Night
      03)   Rock All Day
      04)   Hot for You
      05)   Hell Is On Fire
      06)   Catch My Fall
      07)   Shake It
      08)   Gotta Keep On Movin´
      09)   Flood of Lies