quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Poison – Great Big Hits Live Bootleg (2006)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!



Por Davi Pascale


O Poison foi um dos grandes nomes do chamado hair metal. Durante a década de 80, emplacou várias músicas nas rádios como “Nothin´ But a Good Time”, “Every Rose Has It´s Thorn”, “Ride The Wind”, “Uskinny Bop”... Em 2006, a Sony Music colocou no mercado esse material que havia sido lançado inicialmente de maneira independente e que marcava o retorno da formação clássica. Uma boa pedida para quem viveu aquela época.

Embora não fosse um grupo de virtuoses, os shows do grupo eram bem famosos. Sempre contando com grande produção de palco, as coreografias dos clipes presentes, quase sempre apresentavam-se em grandes espaços. A performance costumava ser bem enérgica. Aqui, já viviam uma outra realidade em relação à popularidade, mas a energia continuava a mesma.

Já haviam lançando um CD duplo ao vivo, no auge da carreira, chamado Swallow This Live. Ao contrário do primeiro registro ao vivo, aqui não havia tanto histeria na platéia, os números solos (que foram cortados dessa edição) eram mais curtos, a introdução era mais sucinta, o guitarrista C.C. Deville tentava realizar os solos mais próximos às gravações originais.

Registro, lançado inicialmente como Power To The People, celebrava retorno de C.C. Deville à banda


A edição de 2000 foi lançada com o nome de Power To The People e ainda é a edição que seus fãs mais afoitos devem correr atrás. Aqui, além de terem cortado os números solos de guitarra e bateria, foram cortadas também as 5 faixas inéditas de estúdio. Portanto, esse material é recomendado somente para aqueles fãs mais saudosistas que viveram a época e querem ter um momento de nostalgia ou então aos fãs mais ardorosos que são colecionadores do grupo. Afinal, não somente o nome é outro como a arte de capa é outra. Se você é aquele cara que sempre curtiu o grupo e veio comprando cada álbum que colocavam no mercado, pode passar batido.

Gravado em 1999 em Atlanta, a apresentação marcava o retorno de DeVille à banda. Embora, tecnicamente falando, Richie Kotzen e Blues Saraceno fossem infinitamente superiores ao rapaz, a popularidade havia caído muito. Me questiono ainda se por causa do guitarrista ou se por causa da mudança de rumo. Em Native Tongue e Crack a Smile, embora fossem ótimos discos e ainda mantivesse a veia hard rock, eles haviam perdido um pouco o clima festeiro e traziam uma aproximação maior com o blues, especialmente o trabalho gravado com Kotzen. Desde que o musico original retornou, essas características foram abandonadas, voltando ao clima inicial.

O repertório é realizado em cima dos 3 primeiros discos – os ótimos Look What The Cat Dragged In, Open Up And Say Ahh... e Flesh & Blood – e realmente trazem um clima nostálgico durante a audição. Nunca fui fã de ficaram cortando os discos nas reedições, sempre defendi a idéia de que deveriam manter o trabalho idealizado pelo artista, mas certamente trata-se de uma audição divertida. Se você curte rock n roll simples, para cima e com refrões cativantes, pode comprar sem medo.

Nota: 08/10
Status: Nostalgico

Faixas:
01) Look What The Cat Dragged In
02) I Want Action
03) Something To Believe In
04) Love On The Rocks
05) Fallen Angel
06) Let It Play
07) Every Rose Has It´s Thorn
08) Uskinny Bop
09) Nothin´ But a Good Time
10) Talk Dirty To Me