segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rock e Futebol: uma combinação perfeita!

Por Rafael Menegueti


Enquanto pensava em um assunto para o texto de hoje, eu acompanhei as finais dos principais campeonatos estaduais de futebol, que ocorreram ontem. Então me veio a idéia: falar sobre a paixão de alguns músicos pelo esporte mais popular do mundo. E não são poucos os roqueiros que admiram o futebol. Veja aqui alguns nomes:

- Os irmãos Gallagher, que lideravam a banda Oasis, nunca esconderam seu fanatismo pelo clube inglês Manchester City, tanto que os ilustres torcedores viviam dizendo que voltariam a tocar juntos caso o time fosse campeão inglês.

Irmão Gallagher e o seu amor pelos "Blues"
- Outra banda inglesa cujos integrantes amam futebol é o Iron Maiden. O baixista do grupo, Steve Harris, alem de torcedor fanático do West Ham, também chegou a tentar a carreira como jogador durante a adolescência. Os integrantes da banda costumam jogar com amigos, inclusive durante as turnês. E eles até que mandam bem com a bola nos pés (veja vídeo abaixo), participam de campeonatos junto aos membros de equipe da banda e até vendem camisas do time para os fãs.


- Os músicos britânicos definitivamente adoram o esporte. Outro exemplo é o Deep Purple, que já chegou a gravar um clipe, da música “Perfect Strangers”, onde eles aparecem jogando futebol. E para mim, torcedor gremista, é motivo de orgulho ver que eles já usaram o manto sagrado tricolor, durante uma pelada no Brasil:


- Falando em Brasil, por aqui, a paixão pelo esporte não poderia ser menor. Talvez um dos maiores exemplos do amor do brasileiro pelo esporte venha da musica “Uma Partida de Futebol”, do Skank, que até já virou clichê quando se toca nesse assunto. Samuel Rosa, cruzeirense fanático, e seus companheiros são outros que adoram praticar o esporte. Inclusive, era possível acompanhar as feras da música batendo uma bolinha no extinto Rockgol, da antiga MTV, quem não se lembra? Sem falar em outro clássico do rock nacional sobre o tema: “Futebol, Mulher e Rock n’ Roll” do Dr. Sin.


- Alguns músicos e seus times do coração:
São Paulo: Nando Reis, Andreas Kisser (Sepultura), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Roger Moreira (Ultraje À Rigor), Nasi e Edgar Scandurra (Ira!)

Palmeiras: Max e Igor Cavalera (ex-Sepultura, Cavalera Conspiracy), Pompeu (Korsus), Branco Melo (Titãs) e João Gordo (Ratos de Porão)

Corinthians: Japinha e Badauí (CPM 22), Rita Lee, André Matos, Charles Gavin (Titãs), Paulão de Carvalho (Velhas Virgens) e Paul di’Anno

Santos: Chorão (Charlie Brown Jr.), Supla, Paulo Miklos e Tony Belotto (Titãs), Kiko Zambianchi

Flamengo: Frejat, Canisso e Digão (Raimundos), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso) e Marcelo Yuka

Fluminense: Paulo Ricardo, Dado Villa Lobos, João Barone (Paralamas do Sucesso) e Serguei

Vasco: Erasmo Carlos, Marcelo Camelo, Jimmy (Matanza)

Cruzeiro: Samuel Rosa e Henrique Portugal (Skank)

Atlético Mineiro: Rogério Flausino (Jota Quest), Paulo Jr. (Sepultura), Haroldo e Lelo (Skank)

Internacional: Beto Bruno (Cachorro Grande), Carlos Matlz (ex-Engenheiros do Havaii) e Rafael Malenotti (Acústicos e Valvulados)

Grêmio: Humberto Gessinger, Lucas Silveira (Fresno), Tico Santa-Cruz (Detonautas) e... Ozzy Osbourne!


Ozzy durante show em Porto Alegre, com bandeira do Grêmio!