Por Davi Pascale
Sim, eles ainda estão na ativa. O
mundo de hoje é bem diferente daquele de 1991, quando a banda invadiu as rádios
e a programação da MTV com o megahit “Everything About You”. Mas os garotos vão
muito bem, obrigado.
O novo álbum foi criado através
do sistema de crowdfunding (sim, a moda invadiu mundo afora). Em relação à
estratégia, meio que remetem ao passado. Primeiro lançaram um EP, o ótimo Stairway to Hell, para somente depois
lançarem um full-length. Assim com fizeram nos anos 90. Sim, o menininho todo
estropiado continua na capa do disco. O título é uma clara referência ao seu EP
de 1991, mas parou por aí...
Os garotos estão com uma postura
mais séria e o som está mais pesado. É nítida que as influências são as mesmas,
mas são exploradas de outra maneira. Aquela alegria toda que rondava os primeiros
álbuns não existe mais. Decisão sábia. Se voltassem exatamente igual ao que
eram, seria muito difícil reconquistar seu espaço. Ficariam restritos naquele
publico saudosista. E, aparentemente, não é o que desejam. Não me entendam mal.
As Ugly As They Wanna Be e America´s Least Wanted ainda são meus
álbuns preferidos dos garotos, mas como disse no início do texto, o mundo
mudou.
O time que gravou o novo material
é formado por Whitfield Crane, Klaus Eichstade, Dave Fortman, Cordell Crockett,
Shannon Larkin, Sonny Mayo e Zac Morris. Ou seja, a formação de Motel California com a adição de dois
novos integrantes (Sonny e Zac). Como disse, as influências são as mesmas. Ou seja, hard rock, heavy
metal e funk. Eles também mantiveram a tradição de resgatar um cover.
Bem, nesse caso, dois.
Ugly Kid Joe explora roupagem pesada em novo álbum |
Os garotos nunca esconderam sua
admiração pelo metal. O trabalho de guitarra da ótima “Bad Seed” não me deixa
mentir. Assim, como a participação de Phil Campbell, guitarrista do Motorhead. Banda
amada por 90% dos headbangers. A participação, inclusive funcionou bem. A
guitarra de Phil ficou bem perceptível em “My Old Man”. Sua pegada rocker se
destacou na canção. “Under The Bottom” não é o tipo de faixa que imaginaria
Campbell tocando, mas a música é boa. E é claro que eles aproveitaram Phil na
sua (boa) versão de “Ace Of Spades”.
“Let The Record Play” explora o lado mais hard
rock. “She´s Already Gone” e “Hell Ain´t Hard to Find” apontam para uma
pegada mais moderna, enquanto a balada acústica “Mirror of The Man” nos leva de
volta aos anos do grunge com uma roupagem bem Alice In Chains. Lembra que eu
disse que haviam dois covers? Pois bem, o outro é o clássico dos Temptations “Papa
Was a Rolling Stone”. É onde deixam nítida sua influência soul/funk. Claro que
fizeram uma roupagem mais pesada, mais rock n´roll. De quebra, trouxeram o cantor
australiano Dallas Frasca. Não conhecia o rapaz, mas aparente manda bem.
Os grandes destaques do disco são
os trabalhos de guitarra e a voz de Whitfield Crane. Aparentemente, seu gogó
está intacto. Continua com o vocal potente e bem melódico. O mundo mudou e Uglier Than They Used To Be acompanhou
essas mudanças. Resgataram alguns elementos do passado, mas estão com o pé no
presente. Mesmo quem não morria de amores pelo conjunto californiano, vale dar
uma checada no novo trabalho.
Nota: 8,0 / 10,0
Status: Pesado
Faixas:
01) Hell Ain´t Hard To Find
02) Let The Record Play
03) Bad Seed
04) Mirror Of The Man
05) She´s Already Gone
06) Nothing Ever Changes
07) My Old Man (c/ Phil Campbell)
08) Under The Bottom (c/ Phil Campbell)
09) Ace of Spades (c/ Phil Campbell)
10) Enemy
11) Papa Was a Rolling Stone (c/ Dallas
Frasca)