segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nasi – Egbe (2015):



Por Davi Pascale

Nasi chega ao seu segundo DVD solo. Repertório foca em seu mais recente álbum, Perigoso. DVD conta com convidados especiais e boa produção.

A cena BRock sempre dividiu opiniões. Muitos adoram a cena e a consideram como o período mais forte do rock brasileiro. Outros, dizem que a cena era extremamente pop e que utilizavam o termo rock por um modismo. Mesmo assim, alguns (poucos) grupos conseguem agradar essas duas turmas. Entre esses, está o grupo Ira! E um dos nomes mais adorados entre os fãs do grupo paulista é justamente o carismático Nasi.

A ideia desse projeto surgiu a partir do Canal Brasil. O canal televisivo procurou o cantor perguntando se gostaria de fazer um especial, Nasi resolveu matar dois coelhos de uma vez. Topou fazer o especial e o transformou em seu novo projeto. Nasi contou também com a ajuda de seus fãs. Seus fiéis admiradores puderam comprar o produto em primeira mão através do, cada vez mais popular, crowdfunding e recebe-lo em primeira mão com a assinatura do musico e alguns brindes.

A apresentação foi gravada dentro de um estúdio. Não se trata exatamente de um show. É como se estivéssemos assistindo ao ensaio dos músicos. O cantor explicou que resolveu gravar três takes de cada música e escolher a melhor delas para o projeto, sem overdubs. Se isso for verdade, o grupo estava super bem entrosado. Bom... a maioria desses caras já são velhos parceiros de Nasi.

Musico agrada em novo DVD solo

Quem teve a chance de assistir algum show da turnê de retorno do Ira! reconhece o baterista Evaristo Pádua. Além dele, o velho guerreiro Johnny Boy, também está no grupo. Em um primeiro momento é estranho. Entretanto, conforme o tempo vai passando, tudo vai fazendo mais sentido. A releitura de “Dois Animais na Selva Suja da Rua”, canção que Taiguara compôs para Erasmo Carlos, tem uma linguagem bem rock n roll e poderia ter sido gravada com as guitarras de Edgard Scandurra, mas é a única. Logo, vamos nos distanciando da imagem de seu velho grupo. O trabalho solo de Nasi é mais eclético, explora diferentes territórios.

Quem conhece um pouquinho da história de Nasi, sabe que o rapaz é apaixonado por blues. Canções como “Amuleto”, “Problemas” e “Se Deus Quiser e o Diabo Deixar” são típicas do gênero. E, sim, seu timbre de voz casa bem com o estilo. O cantor também se demonstra à vontade para sair do território comum. Transforma “Monia” em uma espécie de nova “Je T´aime... Moi Non Plus” e adiciona berimbau na releitura de “Sol e Chuva” do pernambucano Alceu Valença.

O músico também passeia pelo bluegrass na nova versão de “Rubro Zorro” e na regravação de “Perigoso”, onde conta com a presença do icônico Renato Teixeira. Casou bem o estilo dele na música. Sacada bacana. Outro convidado que se destaca é Sergio Duarte com um belíssimo solo de gaita na já citada “Problemas”. Os melhores momentos do filme, contudo, ficam por conta do rock “Dois Animais na Selva Suja da Rua” e na balada “Não Vejo Mais Nada de Você”, a nova homenagem de Nasi à cidade de São Paulo.

O DVD conta com uma boa fotografia e traz bastante material extra, onde destaco o faixa-a-faixa com o cantor onde ele explica a ideia dos convidados, das letras e as mudanças de alguns arranjos. Divertido!

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Bem gravado

Faixas:
      01)   Dois Animais na Selva Suja da Rua
      02)   Ori
      03)   Alma Noturna
      04)   Feitiço na Rua 23
      05)   Amuleto
      06)   Perigoso
      07)   Não Vejo Mais Nada de Você
      08)   Monia
      09)   Rubro Zorro
      10)   Problemas
      11)   Se Deus Quiser e o Diabo Deixar
      12)   Sol e Chuva 
      13)   Egbe Onire

      Extras:
      Entrevistas
      Faixa a Faixa
      Videoclipes