sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Paul McCartney – Choba B CCCP (1988)


Por Davi Pascale

Esse é um disco de Paul McCartney que divide opinião entre seus seguidores. Há que ame, há quem ache sem sal. Eu, particularmente, acho bem legal. Todo mundo que acompanha a carreira do beatle de perto está careca de saber que o músico é apaixonado pelos artistas dos anos 50. Não era raro, inclusive, os Beatles gravarem musicas de artistas dessa época em seus primeiros trabalhos. Carl Perkins, Little Richard, Chuck Berry... Aqui, Paul resolveu resgatar músicas de seus heróis. É um projeto, de certa forma, similar ao Lp Rock n´ Roll de John Lennon e ao álbum Run, Devil, Run que gravaria anos mais tarde.

Choba B CCCP significa “Back In The USSR”. Além de ser o nome de uma famosa música do Fab Four (presente no White Album), tinha uma razão de ser. Esse trabalho era para ter sido lançado apenas na Russia. O musico fez como um presente aos seus fãs russos que tinham dificuldade em conseguir seus álbuns. A idéia era inverter a situação. Pela primeira vez na vida, eles teriam acesso à um material que o resto do mundo não conseguiu. Obviamente, a estratégia não deu certo. Quando lançou esse LP em 1988, Paul já era um ícone. Resultado? Não demorou muito e o disco começou a ser importado e pirateado. Ainda estávamos na era do vinil. Embora, fosse mais difícil piratear esse tipo de mídia do que o CD, de vez em quando acontecia. A situação só se acalmou depois que a gravadora resolveu finalmente colocá-lo no mercado em 1991.

Há quem diga que a razão de Paul ter decidido gravar esse material seria o fato de seus dois últimos projetos – Give My Regard to Broad Street e Press to Play – não terem tido a recepção esperada. Dizem que era uma maneira de voltar um pouco às raízes. Verdade ou não, é fato que nesse disco ele retornou com uma sonoridade mais crua, menos polida. Se em um disco como “McCartney II” o uso de sintetizadores falava alto, aqui o que voltava a falar alto eram as guitarras, os violões e seu vocal rasgado.

Paul McCartney junto com seu ídolo Carl Perkins
Choba B CCCP é um álbum de covers, mas mesmo assim nos lembramos dos Beatles nas duas primeiras músicas. “Kansas City”, responsável por abrir o disco, já havia sido gravada pelos garotos de Liverpool em Beatles For Sale. A segunda faixa é “Twenty Flight Rock” de Eddie Cochran. Foi tocando essa música que o rapaz foi aprovado para fazer parte do grupo que o tornaria mundialmente famoso. Outros grandes destaques ficam por conta de “Lawdy Miss Clawdy”, “That´s Alright Mama” e “Ain´t That a Shame”. Frustra um pouquinho em uma interpretação não mais do que correta de “Bring It On Home To Me” e na gravação de “Summertime”. Essa última não tem muito a ver com ele.

O LP é bem legal. Tem uma sonoridade de ao vivo, parece que estamos ouvindo um ensaio ou algo desse porte. Honestamente, não sei como ocorreu a gravação desse trabalho em especifico. Não sei se eles gravaram ao vivo no estúdio ou se foi a tradicional gravação por canal. Mas a sonoridade é bem direta e bem honesta. Existem 3 prensagens desse material. Uma com 11, outra com 13 e a ultima com 14 faixas. No entanto, para montar o set do disco, Paul McCartney gravou 22 músicas. Sendo assim, há 8 versões ainda perdidas por aí. Com essa moda de relançamentos, quem sabe não ocorre uma nova edição com as 22 faixas? Ficamos na torcida...

Tracklist:
01) Kansas City
02) Twenty Flight Rock
03) Lawdy Miss Clawdy
04) I´m In Love Again (somente na edição internacional)
05) Bring It On Home to Me
06) Lucille
07) Don´t Get Around Much Anymore
08) I´m Gonna Be a Wheel Someday
09) That´s Alright Mamma
10) Summertime
11) Ain´t That a Shame
12) Crackin´ Up
13) Just Because
14) Midnight Special