segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Biquini Cavadão – Me Leve Sem Destino: Ao Vivo (2014):



Por Davi Pascale

Biquini Cavadão lança novo DVD ao vivo para celebrar três décadas na estrada. Material é super bem produzido e deve agradar tanto aos novos, quanto aos velhos fãs.

Falem o que quiserem, mas é muito difícil manter uma banda na estrada por 30 anos. Ainda mais aqui no Brasil. Tudo bem, o som do Biquini tem apelo comercial, mas sejamos sensatos. Quanto tempo faz que não escutamos um grande hit deles? Não estou dizendo de aparecer na rádio com canções antigas. Nesses programas de revival, sempre irão aparecer porque marcaram bem os anos 80. Estou dizendo de lançarem uma nova musica e ela estourar? Daquelas de você não aguentar mais ouvir. Pois é, muitos já teriam desistido.

Embora não estejam mais naquela onda de emplacar canção atrás de canção, os músicos sempre mantiveram a qualidade de seus discos. Poderiam ter mais hits se a galera investisse um pouquinho mais neles. Uma lógica parecida à do Nenhum de Nos. Mas eles têm uma vantagem. Enquanto o grupo de Thedy Correa se mantém firme no independente, o grupo de Bruno Gouveia ainda conta com o apoio de uma multinacional. Esse CD/DVD chega ao mercado pela Sony Music.

A apresentação aqui foi filmada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O show dá uma bela amostra do que é a trajetória do grupo carioca. Diante de uma plateia lotada e bem animada, os músicos revivem toda sua trajetória.

O vídeo está muito bem gravado. Captação de som e imagem acima da média daquilo que esperamos no cenário brasileiro. O show realmente está bem desenvolvido. Imagens diversas no telão, a banda super bem entrosada, mandando som atrás de som, quase como se fosse um pot-pourri.

Bruno Gouveia é tão animado quanto a plateia. Pula, dança, corre de um lado pro outro, se atira no publico. É o grande destaque da banda. Não apenas por seu carisma, mas também por sua afinação vocal. O outro grande destaque é o guitarrista Carlos Coelho. Extremamente seguro, apresenta um medley bem bacana lembrando de vários riffs clássicos do rock. Indo de Blur à Metallica. Divertido.

Muita banda anuncia retorno, shows comemorativos, etc, e quando vamos às apresentações notamos que constam apenas 1 ou 2 pessoas da formação clássica. Esse não é o caso aqui. Do quinteto inicial, quatro continuam na estrada. Apenas o baixista Andre Sheik, afastado desde 2000, não faz mais parte. Seus grandes hits estão todos aqui: “Tédio”, “Janaína”, “Vento Ventania”, “Zé Ninguem”... São 30 anos resumidos em 30 musicas. E o resultado final é, realmente, bem representativo.

Não há a presença de extras. Nem clipes, nem entrevistas com os músicos. Apenas o show, mas já é mais do que suficiente para agradar seus seguidores. Se você não conhece muito sobre a banda, o vídeo também é uma ótima porta de entrada. Para quem curte pop/rock, é um trabalho meio que essencial. Confira!

Nota: 8,5 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Tédio
      02)   É Dia de Comemorar
      03)   No Mundo da Lua
      04)   Janaína
      05)   Roda-Gigante
      06)   Livre
      07)   Impossível
      08)   Em Algum Lugar no Tempo
      09)   Múmias / Wrap
      10)   Vou Te Levar Comigo
      11)   Quando Eu Te Encontrar
      12)   Dani / Uma Brasileira
      13)   Pequeno Romance
      14)   No Mesmo Lugar
      15)   Vento Ventania
      16)   Escuta Aqui
      17)   Quanto Tempo Demora Um Mês
      18)   Sobradinho
      19)   Entre Beijos e Mais Beijos
      20)   Só Quem Sonha Acordado Vê o Sol Nascer
      21)   Vou Deixar Tudo Pra Trás
      22)   Timidez
      23)   Zé Niguém
      24)   Guitar-Hero (Pot-Pourri Instrumental)
      25)   Chove Chuva
      26)   Carta Aos Missionários
      27)   Você Existe, Eu Sei
      28)   Amanhã É Outro Dia
      29)   Meu Reino
      30)   Tédio ´85