sábado, 11 de julho de 2015

Cradle of Filth - Hammer of the Witches (2015)

Por Rafael Menegueti

Cradle of Filth - Hammer of the Witches
Saiu ontem o aguardado novo disco do Cradle of Filth. A banda de metal extremo britânica chega ao seu décimo primeiro álbum de estúdio em grande forma e com pique renovado. Isso porque esse álbum marca a estreia de três novos integrantes da banda em estúdio: os guitarristas Marek “Ashok” Šmerda e Richard Shaw, e a tecladista e vocalista canadense Lindsay Lovecraft.

Dani Filth também parece bem confortável em suas composições. O músico já está mais do que habituado ao estilo que ele dissemina com o CoF. A longa estrada e discografia da banda formam uma colcha de retalhos de varias influências dentro do metal extremo sobre a qual a banda passeia. Thrash metal, metal gótico, black metal, death melódico e muita velocidade fazem parte do contexto criado pela banda ao longo dos anos, e do qual eles abusam em “Hammer of the Witches”.

Já tem um tempo que a banda faz parte daquele time do “ame ou odeie” do metal. Mas parece que Dani Filth não se importa nem um pouco com isso, visto que nesse novo trabalho ele segue firme com sua intensão de fazer metal extremo sem se prender aos rumos que os outros acham que a banda deve seguir. Furioso e ácido, o disco é uma apanhado de riffs estridentes, carregados por linhas de bateria diretas e uma atmosfera criada pelos teclados e, eventualmente, a voz de Lindsay Lovecraft que tornam as harmonias das canções algo menos cansativo do que seria se fosse porrada o tempo todo.

A banda está com a formação reformulada nesse novo trabalho
Uma linha que começa a ser traçada por “Yours Immortally...”, faixa que já abre com a veloz agressividade dos riffs criados pela banda e o tradicional grito agudo estridente de Dani Filth, mais uma vez usado à exaustão aqui. A banda faz bom uso de passagens que por hora focam em riffs extremamente velozes e pesados, com trechos mais harmônicos com uso mais elaborado de escalas e orquestração. O clima sombrio característico de algumas das melhores criações do grupo também se faz presente, em faixas como “Enshrined In Crematoria”, “Blackest Magick In Practice” e “Hammer of the Witches”, uma das melhores do álbum, por exemplo. Outras faixas bem destacadas no disco são o single “Right Wing of the Garden Triptych”, que apresenta algumas passagens bem interessantes, e a insana “Onward Christian Soldiers”.

Os solos de guitarra são diretos e sem muito rodeio, provando que a ênfase esta mesmo nas levadas rápidas e potentes, que tornam a audição do disco muito atrativa quem curte o peso sem muito exibicionismo técnico o tempo todo. O disco se encerra com uma faixa instrumental orquestrada, “Blooding the Hounds of Hell”, muito carregada pelo som do órgão e coral, que soa como um alívio auditivo depois dos mais de 50 minutos quase ininterruptos de caos e brutalidade que compõem o disco. Cradle of Filth é isso, ame você ou odeie.



Nota: 9/10
Status: Brutal e furioso

Faixas:
01. Walpurgis Eve
02. Yours Immortally…
03. Enshrined In Crematoria
04. Deflowering The Maidenhead, Displeasuring The Goddess
05. Blackest Magick In Practice
06. The Monstrous Sabbat (Summoning The Coven) 
07. Hammer Of The Witches
08. Right Wing Of The Garden Triptych
09. The Vampyre At My Side
10. Onward Christian Soldiers
11. Blooding The Hounds Of Hell
12. King Of The Woods (Bonus Digipak)
13. Misericord (Bonus Digipak)