quarta-feira, 7 de maio de 2014

Courtney Love: Novamente Acusada de Assassinar Kurt






Por Davi Pascale

20 anos depois da morte do cara, a história volta a feder. Qualquer pessoa que tenha vivido os anos 90, recorda-se das teorias de que Courtney Love, líder do Hole e esposa de Kurt Cobain, teria matado seu marido. Chegaram até a realizar um documentário, Kurt Vs Courtney, para tentar acusá-la de homicídio. Por incrível que pareça, duas décadas depois, o assunto retornou à mídia. 

O assunto voltou com força por conta da divulgação de uma nota que teria sido encontrada junto ao corpo de Cobain e que, somente agora, teria sido divulgada pela polícia. Na carta, aparecem os seguintes dizeres: “Você, Kurt Cobain, aceita Courtney Michelle Love como sua legitima esposa, mesmo sabendo que ela é uma vadia repleta de espinhas, uma sanguessuga que usa seu dinheiro para se drogar e se prostituir”. Isso foi o suficiente para recomeçar o alvoroço.

Dias depois foi divulgado que a nota estava incompleta. Que havia um trecho adicional, onde estava escrito: “Você promete transar com ela pelo menos uma vez por semana, ok?”. E agora a história se inverteu. Agora a dedução é de que o bilhete teria sido escrito por Courtney, provavelmente em tom de brincadeira. Um que teria afirmado que a nota seria da cantora seria Mark Yarm, autor de Everybody Loves Our Town: An Oral History of Grunge. Mas, claro, as especulações não pararam.

Cheguei à assistir o tal documentário. Nunca me arrependi tanto de ter assistido um filme na minha vida. Os caras enrolam o assunto por todo o longa e em qual conclusão eles chegam? Nenhuma!

Imagem do tal bilhete encontrado

Realmente a historia do suicídio deixa alguns mistérios. E é bem verdade que muitas vezes a policia dá o caso como suicídio para encurtar a história. Há alguns dados que me fazem questionar se o musico não teria sido assassinado. Por exemplo, foi divulgado que não foram encontradas marcas digitais na arma, nem na seringa que ele teria utilizado para se dopar e a arma, segundo dizem, estava na posição do seu peito e a historia é de que ele teria atirado na boca. Realmente, se esses dados estiverem corretos, alguns dados não se cruzam. Mas daí acusarem Courtney de ter assassinado o marido, acho tenso, hein?

Tudo bem. Sei que a mulher não é nenhuma santa. Mas os problemas que ela tinha, Kurt também tinha. Kurt Cobain era um rapaz talentoso. Excelente compositor, bom letrista, extremamente carismático. Agora... Verdade seja dita, não era nenhum santo também. Não apenas Courtney Love, quanto seus próprios companheiros do Nirvana, já reconheceram que o rapaz não tinha controle sobre drogas, que ele já tinha passado por varias overdoses e que eles temiam a relação dele com heroína. Ou seja, ele realmente era um usuário da tal droga. E assim como Courtney, era emocionalmente instável. Quem poderia ter planejado? Alguém com quem Kurt tivesse discutido nos bastidores, traficante que vendia drogas à eles, etc.

Tem uma teoria de que ela teria contratado um assassino para matar o marido e usar a grana dele. Teorias é o que não faltam. O que realmente falta são provas. Passaram-se duas décadas. Quais são as provas que apontam para ter sido a esposa quem matou ou mandou matar? Posso até estar errado, mas acho quase impossível que esteja envolvida. Courtney não é burra. Ela é uma pessoa publica, todo fã de Nirvana conhece ela, tem histórico com drogas. Sabia que, qualquer coisa do tipo, iriam acusá-la. Será que seria tão ‘inocente’ assim para ir lá e fazer? E outra, se ela desejasse a morte do cara, não teria se mexido para salva-lo de crises de overdose. E ela salvou o músico mais de uma vez. 

Capa do novo single (por enquanto, digital) de Courtney Love

E agora para botar lenha na fogueira reaparece Hank Harrison. Empresário do Grateful Dead e pai de Courtney declarando: “não posso provar que ela puxou o gatilho, mas posso provar que estava envolvida. Se você ler o verdadeiro significado da pequena nota e colocar em conjunto com as outras evidencias, qualquer um com um pouco de inteligência irá ver que algo terrível aconteceu”. Gostaria de saber se ele mantém a opinião depois que a ultima parte da nota foi divulgada.  Para quem não sabe, Courtney e Hank não tiveram bom relacionamento e ele é acusado de ter dado LSD à Love quanto a garota tinha apenas 3 anos de idade. Que moral esse cara tem para julgá-la e condená-la? Ele consegue ser ainda mais louco do que ela. Sem contar que o maluco está prestes a lançar um livro com o nome de Love Kills: The Assassination of Kurt Cobain. Quer promoção maior do que essa?

Triste saber que tudo isso volta à tona justamente na semana onde Courtney Love lançou duas novas músicas, muito boas por sinal (“You Know My Name” / “Wedding Day”). Honestamente? Me soa mais como alguém querendo impedir que ela reapareça do que querendo explicar algo não explicado. Por favor, chega desse assunto e deixem a alma de Kurt descansar em paz!