domingo, 3 de maio de 2015

Mr Catra não é a salvação



Por Davi Pascale

Mr Catra não salvará o rock. Não, você não leu errado. E eu também não enlouqueci. A conversa chegou nesse nível. O funkeiro lançou um grupo de rock chamado Mr Catra & Os Templários, deu uma entrevista dizendo que vai salvar o rock, comparando sua voz à de David Coverdale e agora tem um monte de gente que no ano passado tirava sarro do cara, idolatrando-o.

É claro que quando falamos da cena precisando de mudanças, estamos nos dirigindo à cena mainstream. Ou seja, aos grupos que fazem parte da grande mídia. Concordo que o rock brasileiro, mais uma vez falando de mainstream, carece de bons artistas nesse momento. O problema é que Mr Catra é mais um desses que carecem de talento. E não, não estou sendo preconceituoso.

Estamos trocando 6 por meia dúzia. Nesse caso, talvez, 6 por 4. Assisti ontem ao tal clipe de “O Retorno é de Jedi”. Não consigo entender a tal celebração. Rock pesadinho com percussão? Ostheobaldo fez isso nos anos 90 e já não eram considerados inovadores. Concordo que o clipe está bem produzido e que os músicos que o acompanham aparentemente são bons. Digo aparentemente porque ainda não vi os caras ao vivo. E, honestamente, acho que nem quero.  O lance é que em um grupo com esse nome, obviamente, a estrela é o Mr Catra. E o que ele nos entregou? Uma letra ridícula e um trabalho vocal tenebroso. 

Muitos falam da atitude rock de Mr Catra. Para mim, é pouco. Aplaudir isso é dizer que a música é secundária. Então se o cara tem 30 filhos, tudo bem gravar música de merda? Não tem problema escrever letras ridículas e não saber cantar, desde que ele tenha a atitude rock? Faça-me o favor...

O que falta é que as pessoas que estão por trás do negócio, tomem vergonha na cara e parem de investir em pessoas sem talento e passem a investir em artistas que tenham o que dizer. Existem dois tipos de artista que respeito: aquele cara que estuda horas a fio e sabe por a+b tudo o que está fazendo ali e aquele cara que, apesar de não ser um grande músico, é um cara criativo e/ou um bom compositor... Nosso amigo Mr Catra não se encaixa em nenhum dos dois grupos.

Essa situação toda serve somente para demonstrar o quão preocupante está nosso cenário. E o mais triste de tudo é que temos ótimos artistas espalhados Brasil afora, esperando por oportunidades. Se o espaço que a mídia está dando para esse cara falar essas bobagens (sério, um cara desses se comparar ao Coverdale é uma heresia), desse para artistas realmente talentosos, a história seria diferente. Sinto dizer, mas o sucesso de Mr Catra não vai resgatar o gênero, irá ajudar a matá-lo de vez. Quando alguém se destaca, é comum que passem a investir em cópias. Ou seja, teremos mais uma geração de artistas focando mais em imagem do que em música. Por sua conta e risco, eu estou fora.